Por Lúcio Castellano - Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU

A partir de terça-feira (7), a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Uberaba receberá o coronel veterano da Polícia Militar de Minas Gerais, Roberto Benigno da Silva, como novo titular. A oficialização da transição de comando foi publicada na edição do Porta-Voz desta segunda-feira (6).
O coronel Benigno é bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas, localizada em Divinópolis-MG. Sua carreira na Polícia Militar inclui diversos cargos e funções, assim como de professor de disciplinas como Direito Penal comum e militar, Legislação básica da PMMG e Processos administrativos da PMMG para diferentes cursos de formação e aperfeiçoamento.
Na cidade de Uberaba, ele teve a responsabilidade de comandar o 4º Batalhão e, posteriormente, a 5ª Região da Polícia Militar. Além disso, o coronel Benigno desempenhou a função de secretário de Segurança, Trânsito e Transporte na Prefeitura de Uberaba durante os anos de 2002, 2003 e 2004.
Ele assume a pasta da SDS em substituição ao coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, a quem a prefeita Elisa Araújo expressou seu agradecimento pela parceria na gestão desde 2021, tanto como secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg) quanto como secretário de Defesa Social desde novembro de 2022.
De janeiro de 2021 a novembro de 2023, período em que Alexandre esteve na gestão, o Comseg passou por reestruturação, com estruturação da Central de Fiscalização de Penas Alternativas (Cefipa) e reativação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Uberaba, com assembleia, registro da nova diretoria, e elaboração de proposta de doação de terreno, efetivada este ano. Também foi responsável pelo restabelecimento do Fundo Municipal de Segurança Pública do Município e da elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, bem como a retomada da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), entre outros.

Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico

A arquiteta e advogada Aline de Almeida Lima, assume, a partir desta segunda-feira (6), a Presidência do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), no lugar do arquiteto urbanista Luiz Mário Molinar Neto. Ela já participa nesta terça-feira (7) da audiência pública para apresentação e discussão sobre a nova legislação do Patrimônio Cultural de Uberaba, a partir das 18h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.
Aline atua na Prefeitura de Uberaba desde 2014, tendo sido assessora jurídica na Fundação Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) e na Assessoria de Gabinete da Secretaria de Administração. Na atual gestão, desde 2021, assumiu o cargo de assessora jurídica na Controladoria-Geral do Município e ocupou a Presidência da Comissão de Sindicância Investigativa Administrativa - CPSI. Atualmente, está como assessora especial de projetos na Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), atuando na elaboração de projetos e políticas públicas habitacionais.
A nova presidente do Conphau já estuda as mudanças propostas na Lei 10.717 de 2008. “Amanhã irei ouvir as demandas e colhê-las para que possamos verificar a possibilidade e legalidade de atendê-las”, disse.