No último domingo a União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região promoveu o Seminário Uberabense sobre Segurança Pública. O evento ocorreu durante todo o dia. Centenas de cidadãos estiveram presentes nas palestras e oficinas temáticas. Entre os palestrantes: o delegado regional da Polícia Civil, Dr. Francisco Gouveia; o Coronel PM Flávio Aquino, comandante da 5a. RPM-MG; o delegado da Polícia Federal, Dr. Dorival Pagliaro; o Juiz de Direito Dr. Wagner Guerreiro e o Promotor de Justiça Dr. Eduardo Pimentel.

Nas mesas de debate destaque para o Dr. José Carlos Fernandes, Promotor de Justiça; para o Ten-Cel. João Lunardi, Comandante do Quarto Batalhão da Polícia Militar e para o Dr. Márcio Valera, Delegado da Polícia Federal. Entre os participantes: pais e mães de família, empresários, universitários, operários, professores, delegados, profissionais liberais, juízes, militares, estudantes, promotores de justiça ... enfim toda a sociedade estava lá representada. E todos nós, independentemente da situação ou posição, estamos no mesmo barco. Sofremos os mesmos medos, angústias e incertezas. Por isso a importância de organizarmos.

Ao final do dia foi escrita a "Carta de Uberaba". Um documento sério, construído a partir dos clamores de todos nós, com base naquilo que sentimos e vivemos e que envolva segurança, ou a falta dela. Este documento, ou melhor, a "Carta de Uberaba" tem endereço certo: todas as autoridades de gerem e gerenciam a Segurança Pública. É bem verdade que a maioria dos ítens que foram escritos é do conhecimento de todos. Contudo, o mais importante, o mais nobre e que está acima da própria organização do Seminário é a capacidade de organização da sociedade. Ou seja, a nossa capacidade de mobilização. E a importância de cobrar ações e sugerir outras e também de fazer a nossa parte no contexto. É a manifestação máxima de comprometimento, uma bela expressão de povo evoluído que sabe o que quer, que sabe o que tem que ser feito e sabe de quem e como cobrar!

Fúlvio Ferreira/Presidente da CDL Uberaba, em depoimento no "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas (AM-1120), de Uberaba/MG 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.