Por Fúlvio Ferreira

Eu acompanho o Mercado de Trabalho há algum tempo e confesso que estou abismado com a quantidade de oferta de emprego para vendedores.

Vale destacar que esta busca por vendedores está acontecendo em todo o Brasil. Os anúncios se multiplicam através de sites, grupos de mensagens, aplicativos e empresas de RH entre outros.

Os anúncios buscam por vendedores de lojas, por representantes comerciais, por vendedores porta-a-porta; mas também buscam por recepcionistas que sejam vendedores, por garçons vendedores, por atendentes que saibam vender, por balconistas que vendam e por aí vai.

Você deve estar achando estranho mas o médico também precisa saber vender _ desde a sua imagem, confiança, até o diagnóstico _ o dentista, o psicólogo, o advogado, o engenheiro, o eletricista, o encanador, o pedreiro... enfim, em todas as profissões se você possuir habilidade para negociar, se você dominar algumas técnicas de vendas e ainda se gostar de gente aí você será especial, terá qualidades que todas as empresas e corporações estão procurando. Então você será muito mais que um técnico ou especialista, você será um solucionador de problemas, alguém que irá propor soluções agregando facilidades através de vendas de produtos e serviços; você saberá a hora de oferecer e para quem oferecer sempre ouvindo, interpretando e tendo a capacidade de superar as expectativas do seu cliente, mesmo que ele seja chamado freguês, paciente, aluno, hóspede ou contribuinte.

Assim, se você quer dar um salto na sua carreira, um upgrade na sua vida profissional eu sugiro que você passe a gostar de pessoas, desenvolva a capacidade de negociar, domine técnicas de vendas e se prepare para ter um salário maior pois vender é uma arte que é expressada através do profissionalismo quando a alegria encontra com a vontade de servir.

Fúlvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba 

Empresário, palestrante e treinador de equipes. Segue a gente lá no Facebook e Instagran, tem muito mais conteúdo.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.