Nesta edição, evento traz palestra voltada para a captação de associados e ações de algumas CDLs que dão certo. Terça-feira, dia 27, a FCDL-MG abriu suas portas para cerca de 70 representantes das CDLs mineiras, entre eles executivos e presidentes.
O motivo foi o 6º Seminário de Executivos, en
contro bimensal promovido pela entidade e voltado para a troca de diálogos e experiências entre os profissionais cedelistas mineiros.
Desta edição os seminaristas levaram para suas respectivas entidades várias dicas para captar mais associados e fidelizar os já existentes, dadas pelo consultor e palestrante William Caldas.
Criar um clima, lapidar as técnicas de abordagem, cuidar da imagem e do pós-venda. Tudo isso ajuda a CDL na hora de aumentar sua rede de associados.
“O mercado acontece no mercado (...). Tenha um plano de visitação da sua CDL, vender é continuidade, é projeto,” contou o consultor que deu o passo a passo de uma venda consultiva para o aumento da rede de associados das CDLs: abordagem, imagem, sondagem e negociador. “Seja sempre um negociador estrategista”, finalizou William.
Histórias de sucesso de algumas CDLs mineiras também foram abordadas na segunda parte do evento e serviram como referência para os executivos presentes.
A gerente executiva da CDL Itajubá, Lúcia Campos, contou para seus colegas cedelistas tudo sobre a implantação da área de cobrança na entidade. “Precisávamos receber dos inadimplentes, cobrar para sair do vermelho, porém amigavelmente”, conta Lúcia. O Departamento de Recuperação de Crédito – DRC, então foi criado com a finalidade de recuperar crédito e clientes através da cobrança amigável e/ou judicial, intermediando a negociação entre o cliente e o associado.
Segundo Lúcia, o DRC começou com três associados e um funcionário que cobravam via telefone e carta. “Em 2014 tínhamos 54 mil títulos, desses 54 mil recuperamos 1.252 títulos. Isso significa que estamos tendo um crescimento pelo incentivo que vemos dando para os lojistas não deixarem os títulos envelhecerem trazendo para o DRC da entidade” explica Lúcia contando ainda que a intenção é atender através do Departamento 50% dos associados até o final de 2015, aumentando 30% o recebimento em relação a 2014. “Queremos ser referência para negociação de dívidas no negócio lojista”, finaliza.
A CDL Curvelo apresentou sua boa prática logo em seguida. Pensando em estimular as vendas de um público específico na cidade, o de veículos novos e usados, a entidade decidiu realizar o 1º Mega Feirão de Veículos Multimarcas, com o intuito de fomentar a economia local e estimular bons negócios que geram renda, empregabilidade e arrecadação de impostos na cidade.
Mas, antes que essa megafeira de carros pudesse sair realmente do papel, era importante impor algumas pequenas, porém, importantes, condições.
“Para expor seus veículos nas feiras, as concessionárias e lojas deveriam se tornar associados da entidade”, contou José Maria, diretor de marketing da CDL Curvelo. Dessa forma, a entidade viu sua carteira de associados aumentar e já no segundo evento da linha, voltado para o segmento de academias, realizado em março deste ano, veio o lucro para a entidade. “As feiras agora estão no calendário anual da cidade,” Conta José Maria.
Da CDL João Monlevade os participantes ficaram conhecendo seu Programa de Segurança no Trabalho (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
O presidente da entidade, Caril Wellis contou sobre os programas oferecidos diretamente para as empresas associadas e as vantagens para todos os envolvidos, inclusive a CDL. “A elaboração e implementação dos Programas não é opcional e sim obrigatória”, afirmou
A visão da CDL JM era a de desenvolver um modelo que conseguisse ao mesmo tempo garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista e viabilizar o acesso aos programas aos associados, através de baixo custo e qualidade.
Segundo o presidente, a estrutura criada atendeu às duas expectativas de forma paralela, gerando valor para tosos os envolvidos no processo. “O ganho que a CDL tem é ilimitado e vitalício. Hoje, o primeiro item de rentabilidade para nossa entidade são esses Programas”, conta Caril.
Novo formato
Com estandes das soluções oferecidas pela FCDL-MG às entidades mineiras e seus associados durante todo o evento, a palestra motivadora voltada para o dia a dia das entidades e histórias das CDLs mineiras que estão dando certo, o novo formato do Seminário de Executivos agradou os participantes.
O vice-presidente da CDL São João del-Rei José Egídio, elogiou o evento e a palestra na parte da manhã. “William sabe o que faz. E a gente sai daqui com mais conhecimentos”, afirmou.
Para a gerente executiva da CDL Ibirité, Diana dos Santos, o evento foi inovador. “O evento foi diferente de todos os outros; William Caldas é um excelente profissional”, afirmou.
Além da palestra, as experiências apresentadas foram bastante elogiadas. Para a gerente executiva da CDL Sete Lagoas, Vanessa Miranda Santos, o evento foi excelente. “Deveria ter esse tipo de trabalho em todos os encontros, além de mais produtivo é motivador”, afirmou.
“Saio daqui com muitas ideias para agir naquilo que minha CDL mais precisa: captar mais associados,” contou Rosi Sena, Executiva da CDL Nova Era, pela primeira vez no evento.
O próximo Seminário de Executivos será realizado no dia 27 de junho, seguindo o mesmo formato desta edição. Aguardem!
Fonte: texto e fotos Portal FCDL-MG