Por Lúcio Castellano
Com o objetivo de ilustrar as tendências e as expectativas para o varejo brasileiro em 2010, o Sebrae Minas, com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Negócios de Uberaba) e patrocínio do Banco do Brasil, realizou na noite de quinta-feira, 17, o 1º Seminário Tendências e Expectativas para o Varejo de Uberaba e Região.
Entre os palestrantes, Edmour Saiani, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/SP; Raul Candelore, um dos maiores especialistas na área de gestão em vendas, e Fernando Sales Silveira, consultor empresarial com especialização em vendas, marketing e desenvolvimento de recursos humanos. O evento reuniu mais de 300 participantes no auditório da CDL, com três palestras, vários depoimentos e um debate concorrido. O Seminário atraiu empreendedores e colaboradores, bem como delegações das CDLs de Ituiutaba e Santa Juliana.
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, abriu a programação ressaltando a importância do empresário estar preparado para o mercado moderno que surge com força em Uberaba, cidade pólo de uma região com mais de 1 milhão de consumidores. Ele também referiu que quando se pensa em mercado também é preciso atentar para a formação de pessoas que irão suprir os desafios que o mercado rapidamente impõe. “A CDL, através de parcerias, especialmente com o Sebrae, tem buscado e conseguido trazer capacitação e informações atualizadas ao segmento lojista, para que esses empreendedores, em sua maioria, pequenos e médios empresários, possa transformar esses conteúdos em conhecimento e, na ponta, oferecer melhor atendimento ao público consumidor”, comentou. Também enalteceu o significado da participação do Banco do Brasil no Seminário.
Edmour Saiani detalhou as sete tendências que têm marcado o varejo mundial, no momento em que o grande desafio é montar estratégias adequadas para atender os novos entrantes no mercado de consumo. ”Basicamente, tem que se trabalhar com produto que ninguém tem; observar os aspectos da sustentabilidade e não perder de vista o conhecido aidu, cujo significado é atendimento incrivelmente diferente do usual”, diz, ao lamentar que o problema maior no varejo é o empreendedor investir em ponto, obra, produto e acaba não investindo na equipe como deveria; o atendimento, de fato, é o que faz o cliente voltar”
Raul Candelore, por sua vez, citou que o mercado está ficando cada vez mais concorrido. Daí, a recomendação: “Se os empresários locais quiserem realmente estar preparados para aproveitar, tanto o momento da economia quanto as novas oportunidades que vão surgir, terão que se capacitar, inclusive suas equipes de trabalho para competir. Ou diferencia da concorrência, ou pratica preço baixo e o treinamento de pessoal”.
Fernando Sales Silveira, disse esperar que as informações transmitidas durante o Seminário sejam absorvidas e transformadas em conhecimento para gerar resultado para as empresas e para as pessoas presentes. E, por fim, o gerente do Banco do Brasil/Uberaba, Neimar Robson de Oliveira Barbosa, enfatizou que a instituição acredita na força da parceria com o Sebrae, por ser uma entidade que apóia os micro e pequenos empresários.