Você sabe o que significa interesse?

Interesse deriva de estar entre, de estar presente e significa o que é importante, útil ou vantajoso, estado de espírito que se tem para com aquilo que se acha digno de atenção.

O oposto ou antônimo é desinteresse, sem interesse e significa inexistência de gosto por alguma coisa ou alguém, indiferença, imparcialidade.

Em termos práticos, podemos exemplificar desinteresse da seguinte forma: você chega numa empresa, numa loja e uma pessoa se aproxima de você quase que arrastando os pés, sem ânimo, sem vontade. Pelo gosto dela você iria embora mas, como faz parte do trabalho, essa pessoa esboça alguma vontade de lhe atender. Ela quer que você compre logo, pague e vá embora. Ela quer a comissão mas tem nenhum comprometimento com a sua satisfação, com o seu bem-estar, com a sua experiência. Isso é a completa falta de interesse pelo trabalho e pelo cliente.

Já o exemplo de interesse é quando você chega na área de atendimento de uma empresa, clínica ou repartição pública e encontra alguém que, antes de mais nada, o acolhe com um sorriso e um bom dia, seja bem-vindo! Se você, porventura, tivesse ido àquela empresa para reclamar você já estaria menos duro, menos pesado ou carrancudo. Em seguida, com um semblante leve, se coloca a sua disposição para lhe ajudar. Ora, se você está lá é porque tem alguma necessidade ou vontade e isso é o suficiente para que o profissional demonstre competência, dedicação e vontade de lhe ajudar. Isso se chama interesse.

Agora, se a empresa que você frequenta ou a pessoa que lhe atende não demonstra interesse por você e pelas suas necessidades, então você tem dois caminhos: ou reclama para quem de direito ou… muda de fornecedor.

Simples assim!

Fulvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDL's de Minas Gerais

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.