Por Lúcio Castellano

APROSOJA EM UBERABA

Produtores são convidados a discutirem organização da Aprosoja MG

Destaque na produção de soja de Minas Gerais, Uberaba irá receber no dia 20 de setembro, às 13h, representantes da Associação de Produtores de Soja do Brasil. O presidente Marcos da Rosa já confirmou presença e estará acompanhado de comitiva com dirigentes das entidades de outros estados.

O encontro foi proposto pelos Sindicatos Rurais de Uberaba, Prata, Campo Florido e Capinópolis para que os produtores de nossa região possam conhecer e se aproximar da Aprosoja Brasil, entidade que representa os sojicultores de todo o país.

Além desta aproximação, na reunião será discutida a possibilidade de organização da Aprosoja Minas Gerais. Na ocasião, a entidade apresentará aos produtores mineiros suas principais iniciativas, o modelo de organização da entidade e os avanços conquistados em favor do campo.

Você é nosso convidado para este encontro marcado para o dia 20 de setembro, às 13h, no SRU.

Conheça a Aprosoja Brasil

Associação dos Produtores de Soja do Brasil - Aprosoja Brasil é uma entidade representativa de classe, sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja.

Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a, com a missão é garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor.

Criada em 2007 e representando 96% da área plantada de soja no país, a Aprosoja Brasil abriu recentemente em Ituverava (SP) sua primeira associada na região sudeste. Com isso, entidade está presente nos estados do RS, SC, PR, SP, MS, MT, GO, TO, PI, RO, PA, MA, BA e AP.

 

Prioridade é reduzir custos

 

“Os custos de produção aumentaram 100% nos últimos três anos e as margens caíram 124%. As cotações internacionais das commodities estão em queda, mas os custos não acompanharem a mesma tendência. São tempos difíceis para o produtor, mas estamos organizados em 14 estados e em nível nacional para reverter este quadro e já conseguimos muitos avanços”, salienta Marcos da Rosa, que também ocupa a segunda vice-presidência de Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

“Assim como fez Mato Grosso há mais de 10 anos, criamos em Goiás o Fundo de Incentivo à Cadeia da Soja que vai garantir a realização de investimentos em pesquisa e apoio institucional. Os produtores precisam se organizar em seus estados para continuarem na atividade”, reforça o vice-presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, mineiro de Araguari que acumula também a vice-presidência da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e a presidência da Aprosoja Goiás.

 

Fonte: Viviane Santana, assessoria de Imprensa SRU

 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.