Por Lúcio Castellano - Fonte e foto: Decom/PMU
O Sistema Vetor/BRT terá seu passeio inaugural nesta sexta-feira, dia 30. O prefeito Paulo Piau receberá os usuários do sistema, jornalistas e autoridades no Terminal Leste (Manoel Mendes) de onde seguirá pela Avenida Leopoldino de Oliveira, passando pelas estações tubo até o Terminal Oeste (Univerdecidade). Ao longo deste dia, até as 18 h, a equipe do “Posso Ajudar” estará nos terminais e estações-tubo auxiliando quem for conhecer o sistema e tiver interesse em percorrer o trecho do BRT gratuitamente, indo de um terminal a outro.
Segundo Claudinei Nunes, superintendente de Transporte Coletivo, toda as equipes envolvidas com o projeto estão de prontidão, no sentido de fazer ajustes necessários e fornecer informações.
Alerta – O superintendente lembra também que amanhã o Sistema vai operar em conjunto com o transporte coletivo regular, visto que entrará em operação oficial no sábado (31). “Amanhã é um dia para que os usuários ou não do sistema vejam como ficaram as estações, os terminais e como funciona o sistema. Sendo assim, outros ônibus de transporte coletivo estarão na avenida e vão utilizar a faixa da direita. Alertamos os motoristas para que evitem a Leopoldino de Oliveira amanhã, busquem rotas alternativas pois poderá ter pontos de estrangulamento”, alertou.
Vale lembrar que mais de 80 ônibus serão retirados da avenida Leopoldino de Oliveira a partir de sábado. Nunes lembra ainda que a faixa exclusiva do BRT não pode ser utilizada por nenhum tipo de veículo, ou seja, nem outro tipo de ônibus pode utilizar a faixa. A medida é para garantir a prioridade do transporte público, a segurança e o bom funcionamento do sistema que é automatizado. O foco é o coletivo.
Jorn. Keila Riceto - Comunicação PMU 29/01/15
_____________________________________________________________________
Painéis de monitoramento informam o usuário com tecnologia e precisão nos terminais
Com a implantação do Sistema BRT – Vetor, Uberaba amplia o seu trabalho de monitoramento por GPS com 24 novos painéis de 48 polegadas nos terminais Leste e Oeste para informar os horários de chegada e saída dos ônibus. Uberaba já possui outros 91 painéis espalhados pela cidade, que é considerada referência em pontualidade com 98% dos veículos chegando e saindo nos horários preestabelecidos, o que se traduz em conforto e tranquilidade para o usuário do transporte público.
O atual sistema de monitoramento do transporte coletivo de Uberaba é modelo entre as 15 cidades atendidas pela Auttran, entre elas São José do Rio Preto, Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba. De acordo como diretor da empresa, Fernando Quaggio, Uberaba se destaca pelos resultados conseguidos que representam 98% de acerto dos horários dos 150 ônibus que circulam pela cidade, e também pela informação em quase uma centena de painéis instalados, bem como no site da Prefeitura de Uberaba, acessando transporte coletivo, seguido de horário de ônibus em tempo real. Graças a essa tecnologia, todos os atores do transporte coletivo são devidamente informados. Segundo Quaggio, haverá instalação do Vetor é de que seja instalado um sistema de áudio, comunicando o cidadão em qual estação ele está chegando.
Uberaba recebeu o sistema de monitoramento por GPS no transporte coletivo em 2007. Desde então, a prefeitura, as empresas concessionárias e o cidadão têm acesso a cada segundo, da localização exata onde se encontra o ônibus que atende determinada linha. Graças aos equipamentos desenvolvidos pela Auttran, a fiscalização recebe dados estatísticos e relatórios em tempo real sobre a pontualidade dos ônibus em todo os locais da cidade. Além dessa localização exata por onde o ônibus está passando, são ofertados dados estatísticos em tempo real.
Antes do monitoramento por GPS, o transporte coletivo era criticado, principalmente pelos atrasos constantes. O sistema facilitou a fiscalização e otimizou a operacionalização das concessionárias, trazendo melhorias significativas para o usuário. “Existe transparência e conforto com a previsibilidade e o cumprimento dos horários nos painéis, com a possibilidade de o sistema informar às concessionárias a possibilidade de atraso numa determinada linha e oferecer as ferramentas para que ela impeça esse atraso”, acrescenta o diretor da Auttran.
Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU - 29.01.2015
_______________________________________________________________
Centrais de Controle do Sistema Vetor são instaladas e testes são iniciados
As Centrais de Controle Operacional - CCO do Sistema Vetor/BRT estavam recebendo os últimos ajustes hoje, bem como as equipes responsáveis para cada serviço participaram do treinamento. As centrais abrangem os semáforos inteligentes, o monitoramento dos terminais e estações-tubo e também o monitoramento dos ônibus com GPS, por meio de painéis instalados nos dois terminais do transporte coletivo.
Segundo Juliano Christimann, engenheiro eletricista/supervisor de Manutenção da Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda, o sistema é todo automatizado e manda informações dos semáforos para a central. Ele explicou ainda que no próprio semáforo ficam armazenadas as informações relativas ao tempo do sinal vermelho, verde e amarelo. Mas se for necessário, o operador pode intervir a partir da central.
Christimann informou também que os semáforos têm sensores instalados antes das transversais e trasmissores nos ônibus, que ao se aproximar das interseções, envia um sinal para o semáforo que otimiza o tempo do veículo. “Ele prolonga o verde para dar tempo do ônibus passar, ou diminui o tempo do verde da transversal para que o ônibus fique o menor tempo possível no vermelho, otimizando todo o tempo do transporte coletivo na viagem entre os terminais”, explicou o engenheiro, destacando que todo o sistema é configurado e os ajustes vão ocorrer a partir do momento em que o sistema for colocado em operação. “Fazemos várias testes, mas o padrões só são ajustados com o sistema em funcionamento”.
A equipe de semaforarização do Departamento de Trânsito da Settrans participou do treinamento. Também está em fase final de implantação e teste a Central de Monitoramento das câmeras dos terminais oeste e leste e das estações-tubo. Em tempo real a movimentação dos usuários será acompanhada, o que aumentará a segurança e garantirá um atendimento ágíl em caso de necessidade. “Estamos acertando alguns detalhes, mas o sistema em operação é que nos mostrará onde precisamos ajustar e adequar, por isso no início ele funcionará em caráter experimental. É em operação que o sistema nos dará as informações necessárias para trabalhar e vamos monitorá-lo 24 h”, explicou o Superintende de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes.