(*) Fúlvio Ferreira

Uma das expressões que mais ouvimos dentro de uma loja é "só estou dando uma olhadinha!" Em geral acontece quando o cliente está olhando mas não quer maiores envolvimentos.

Via de regra um estabelecimento comercial, especialmente o chamado verejo mole, isto é, as empresas que vendem produtos de consumo final como as lojas de confecções, calçados e a própria linha branca por exemplo, possuem vitrines. E devem ser muito bonitas e chamativas para que possam atrair os olhares e a atenção dos clientes.

As vitrines são os primeiros vendedores de uma loja. O objetivo principal da vitrine é encantar cliente, literalmente "roubar a cena" e convencê-lo a entrar. Aí o cliente entra. Por vezes ele quer atendimento imediato, noutras situações quer primeiro conhecer a loja, caminhar e ver outros produtos. Este é um momento importante, o vendedor precisa de muita sabedoria; se demorar na abordagem o cliente se sentirá preterido, se for muito rápido, ele poderá ficar assustado e falar "obrigado, só estou dando uma olhadinha".

Para situações como esta e para tantas outras é necessário que o vendedor tenha muito treinamento, capacitação e conhecimento para avaliar quando deve chegar, quando deve sorrir ou apenas menear a cabeça. Porém em todas as situações o vendedor precisa ter equilíbrio emocional para suportar adversidades; deve ter conhecimentos técnicos sobre as mercadorias e serviços para poder responder todas as perguntas dos clientes e muita motivação para atender, esclarecer, orientar e, claro, vender.

De posse destas características e fazendo valer o seu talento e simpatia o vendedor será assertivo; ainda assim o cliente poderá até dizer que está apenas dando uma olhadinha mas, com certeza, olhará com mais atenção, ouvirá o vendedor e certamente comprará!

(*) Fúlvio Ferreira – ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDL’s de Minas Gerais (FCDL-MG)

Empresário, palestrante e treinador de equipes.