Dias atrás, o Ministério do Trabalho, do Ministro Carlos Lupi, divulgou a RAIS: Relação Anual de Informações Sociais. Alguns números dos dados divulgados chamam mais a atenção. E estes números estão nas extremidades da empregabilidade.
O Brasil criou em 2010, 2 milhões e 860 mil novos empregos com carteira assinada. Isto é um récorde. É o melhor número desde 2007! Mas é importante lembrar que estas vagas surgiram e foram criadas nas empresas particulares, também chamada de iniciativa privada. Aquela mesma que é tão sufocada com a carga tributária e mesmo assim luta, diuturnamente, para crescer!
Dentro do Relatório do Ministério destacamos aqui o crescimento de 19% de vagas para jovens entre 16 e 17 anos. Isto equivale dizer que as empresas contrataram, e muito, jovens desta idade. Mas por quê? Em geral porque eles teem sonhos, vontade, garra e disposição para aprender, para serem moldados de acordo com a política de trabalho da empresa.
Porém, outro número da RAIS chama a atenção. É o crescimento das contratações para pessoas acima de 50 anos. De 50 a 64 anos contratou-se mais de 10% do que em 2009 e com mais de 65 anos, para surpresa de todos, as empresas contrataram mais de 12%.
Ora duas explicações são trazidas pelo próprio Ministro: "A necessidade de auxiliar no orçamento familiar e a demanda das empresas por mão de obra especializada."
Assim, os dados apresentados pelo Ministério são claros:
JOVENS: tenham garra, determinação e sonhos! Estejam prontos para o novo e abracem todas as oportunidades de aprender.
Maiores de 50 e 60 anos! vocês teem experiência e equilíbrio!
E nós, que estamos no meio?
Bem, temos sonhos e um pouco de experiência. Basta nos reinventar dia-a-dia!
Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba, em depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas, AM-1120, de Uberaba/MG
Sonhos
26/05/2011 09h56