Sempre próximo a datas comemorativas com grande apelo comercial, como é o caso do Natal, surgem posts e mensagens de apoio ao empresário de pequenos negócios.

São mensagens incentivadoras como "compre do lojista da sua cidade", ou "prestigie a loja do seu bairro", ou "compre da sua vizinha" e por aí vai.

Essas mensagens são extremamente importantes pois incentivam os clientes a comprarem no comércio de vizinhança, a fortalecerem as lojas locais e a prestigiarem os empreendedores da sua rede de relacionamento.

Estes destacados empresários, porém de negócios pequenos, poucas vezes conseguem ter uma atuação digital, isto é, não tem força para atuarem com lojas, atendimento e vendas via internet. Não possuem fôlego para brigar com as lojas de rede mas são estas empresas que estão durante o ano todo ao seu lado; seja vendendo em condições favoráveis, muitas vezes na notinha, seja patrocinando a festa da Igreja ou doando brindes para a festa junina da escola. De uma maneira ou de outra é o pequeno varejo que faz parte do dia-a-dia da sua família, da sua comunidade e da sua cidade. Então, nada melhor do que prestigiar o comércio da sua cidade.

Porém e apesar de toda a importância e envolvimento que existe, apesar da participação nos fatos e eventos da cidade temos que lembrar de algumas coisas.

Por vezes as lojas pequenas possuem estoque menor e não tem presença digital entre outras facilidades encontradas nas grandes empresas. Então a grande arma, a grande forma de virar o jogo que o varejo local possui é pelo atendimento. Sim, muitos clientes trocam as conveniências das grandes lojas pelo atendimento diferenciado, exclusivo e personalizado. Um momento de alegria, respeito e gentileza coroado de competência e atenção.

Porém e infelizmente isso não é regra. Ainda encontramos, e muito, lojas pequenas e empreendedores que tratam o cliente como se este tivesse obrigação de comprar naquele estabelecimento; como se atender pessoas fosse um favor feito pelo vendedor e pelo lojista. Ou seja, indo frontalmente de encontro aqueles posts que incentivam comprar dos pequenos.

Uma verdade tem que ser lembrada: os clientes, nem no serviço público, não estão mais aceitando grosserias. O cliente espera, de modo especial, no comércio local, aqui representado pelas lojas e pelos empreendedores da cidade, do bairro e da vizinhança um atendimento impecável onde ele seja conhecido e reconhecido; onde seja tratado pelo nome e onde a gentileza, a educação e respeito estejam acima de quaisquer limitações.

Afinal o cliente quando é bem tratado ele compra, compra mais, recomenda, volta e se torna fã da loja, do produto e da marca!

Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e treinador de equipes

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