Por Lúcio Castellano. Foto: Luis Adolfo
O próximo passo é o compartilhamento das informações, que deve acontecer em novembro; presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema destaca que o CP mudará as relações de crédito
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 11, o registro de autorização do Banco Central para operar as bases de dados do novo Cadastro Positivo. Dessa forma, a expectativa é de que a partir do início de novembro, bancos e demais instituições financeiras, assim como as empresas prestadoras de serviços de telefonia, água e luz, comecem a enviar as informações cadastrais e o histórico de pagamento dos consumidores para os bureaux de crédito.
Para o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema (foto), “o Cadastro Positivo vai mudar --e muito-- as operações de crédito, tanto para o consumidor quanto para as empresas fornecedoras de crédito, porque nós vamos analisar o score do cliente, levando-se em conta a regularidade de pagamento que essa pessoa tem ao longo da sua vida, inclusive diante de históricos de transações com cartão de crédito, além de contas de serviços como água, luz telefone, crediário etc...”

Em Uberaba, o SPC é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). “Se algum consumidor não desejar permanecer no Cadastro Positivo, pode sair automaticamente ligando no (34) 3319-4400 ou diretamente no telefone do SPC Brasil 0800-887-9105.
Prévia autorização. As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito (scores) do cadastrado. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante prévia autorização do cliente e poderão ser acessadas apenas por instituições com as quais o consumidor mantiver ou pretender manter relação comercial ou creditícia.
Todos os consumidores serão avisados individualmente, seja por meio de correspondência física, e-mail ou SMS, sobre a abertura do seu Cadastro Positivo. Embora a adesão seja automática, o consumidor não é obrigado a permanecer no banco de dados, podendo solicitar sua saída ou reingresso a qualquer momento de forma gratuita pelo telefone 0800-887-9105 ou no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor. O consumidor também poderá acompanhar a situação do seu Cadastro Positivo no SPC Brasil por meio de login e senha no mesmo portal.
Com a implantação do Cadastro Positivo, todos os brasileiros que possuem CPF e empresas inscritas no CNPJ passam a integrar de forma automática o banco de dados, sem necessidade de inscrição.
Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a indecisão de muitos brasileiros em permanecer no Cadastro Positivo está ligada, sobretudo, ao desconhecimento do que seus efeitos devem representar no dia a dia. “O novo banco de dados vai permitir uma avaliação mais precisa na análise de crédito do consumidor. Se antes as empresas que concedem crédito tomavam decisões com base nos registros de inadimplência, agora elas passarão a acessar o score que consolida o histórico de pagamentos, incluindo cartão de crédito, crediário e contas de serviços, como água, luz e telefone. Desta forma, acreditamos que mais pessoas terão acesso ao crédito, assim como aconteceu em países desenvolvidos que utilizam esse modelo”, explica Pellizzaro Junior.