Por Lúcio Castellano

Mesmo diante de tantas dificuldades e adversidades, o comércio tem feito a lição de casa, através da luta, do trabalho e da realização de promoções como forma de atrair o cliente, inclusive com ampla divulgação na mídia impressa e eletrônica. A afirmação é do presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira, ao divulgar o balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), relativo aos dois primeiros meses de 2016. “No mês de janeiro e fevereiro foi muito bom dentro do possível em relação ao ano passado e, agora, em fevereiro, repetiu, com equilíbrio nas vendas em relação a igual período de 2015”, expôs.

O dirigente lojista, em seguida, fez duas observações. O primeiro pelo volume no cancelamento de registros, com crescimento de 10,27%. “Significa que o cliente que estava com o seu nome “registrado/negativado” no SPC, ele tem ido à loja para recuperar o seu nome, pagando dívidas anteriores. Isso é um significado muito positivo”, explicou.

No segundo ponto, Fulvio Ferreira citou que, paralelamente, também está em bom momento o registro de novas inclusões no sistema. O aumento foi de 34,80%, em janeiro e fevereiro, comparativamente a igual período do ano passado. “Ou seja, o cliente comprou o ano passado, por exemplo. Não pagou. O lojista muito atento e fazendo sua lição de casa logo cobra e envia aquela ficha para inclusão do devedor junto ao SPC. Quem está com o nome “registrado/negativado” está negociando e pagando suas dívidas junto ao comércio”.

Um dos benefícios oferecidos pela CDL Uberaba, em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), aos seus associados, é a consulta ao Banco de Dados do SPC. Mensalmente é realizado levantamento dos registros e constatado resultados através de relatório. Diariamente há uma grande procura através da consulta de balcão nas duas entidades. Esta é realizada na hora e em poucos minutos é levantado relatório sobre a situação de crédito, seja ela na pessoa física ou jurídica.

“É importante que os lojistas registrem os inadimplentes, pois é cada vez maior a recuperação do crédito através do SPC”, acentuou Fulvio Ferreira. O banco de dados é alimentado diretamente pelas empresas credoras a ele vinculadas, as quais, além de disponibilizarem as informações da dívida no sistema, possuem, também, a responsabilidade pela exclusão da restrição quando da regularização pelo consumidor.

Sendo assim, a única providência a ser tomada pelo consumidor inadimplente para a exclusão do seu nome junto ao SPC é o pagamento do débito diretamente ao empresário/lojista credor ou à empresa de cobrança devidamente autorizada por ele. Qualquer promessa de auxílio por parte de terceiros deve ser vista com cautela, tendo em vista o risco de golpes planejados por estelionatários.

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