Por Lúcio Castellano

fsiteO número de cancelamentos de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba), mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba) e pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), que ocorre quando os consumidores saem da lista de inclusão do serviço aumentou 1,93%  nos primeiros dez meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano (jan-out.10/jan-out.09) houve crescimento de 14,85% no cancelamento de registros gerados por cheques sem fundos. Para o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, os consumidores continuam procurando regularizar seus débitos, a exemplo do verificado em meses anteriores, embora, este ano, na cidade, a campanha de recuperação de crédito tenha sido realizada no primeiro semestre. Satisfeito com a atualização de créditos, o dirigente lojista sugeriu: “Quem ainda esteja registrado no SPC, pode procurar negociar seus débitos e ter crédito para voltar a consumir, principalmente agora para as compras natalinas”, observou, Citou que, a melhora no quadro econômico, aumento do crédito, estabilidade do poder aquisitivo e queda no desemprego contribuíram para estes percentuais apurados pelo SPC Uberaba. Novos registros – O número de novos registros junto ao SPC Uberaba, de outra parte, apresentou queda de 21,23% de janeiro a outubro na comparação idêntico período de 2009. Na avaliação de Fúlvio, reflete a maior preocupação dos consumidores em não se endividarem. Além disso  a injeção de novos recursos na economia como o 13º salário e a liberação do 5º lote de restituição do imposto de renda contribuíram para que o consumidor quitasse as dívidas em dia. E, quanto aos novos registros por cheques devolvidos, no acumulado do ano, a queda foi de 27,09%. “Esse desempenho sinaliza que a melhora do cenário econômico vem contribuindo para a queda nas inscrições de registros junto ao SPC de Uberaba”, disse o presidente da CDL Uberaba. Comércio preparado – “Estamos em novembro e algumas lojas já estão enfeitadas. O comércio lojista de Uberaba está se preparando para o Natal. E é uma reação muito positiva essa do cliente que está inadimplente procurar as lojas e a CDL para acertar e, assim, quitar débitos antigos. Se tornar adimplente. Ficar com o nome liberado para poder voltar a fazer compras, especialmente agora no período de Natal. A gente até recomenda que o cliente procure a loja e a CDL. A loja que está com créditos com contas atrasadas para receber, que procure ser a mais maleável possível  para recuperar esse crédito, ou seja, colocar dinheiro de volta no caixa e fazer bons negócios  nesse final de ano”, analisou. O 13º salário -  O dirigente lojista diz ter observado, nos últimos anos, que, normalmente, a primeira parcela do 13º vai para o comércio, isto é, para quitação de compras antigas.  “Isso é extremamente positivo agora nesse mês de novembro. Acreditamos, mesmo, que expressiva parcela de uberabenses deverá usar boa parte do 13º salário para quitar dívidas”, concluiu Fúlvio, ao citar que projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que 35% do 13º salário ajudarão os brasileiros a quitar dívidas. Outros 50% do benefício serão utilizados nos presentes. Os 15% restantes devem ir para a poupança.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.