Foi divulgado nesta quarta-feira (7) o balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), no acumulado dos nove primeiros meses do ano. As consultas caíram 8,86%, em relação ao mesmo período do ano passado.
“O nosso grande alento”, conforme enfatiza o presidente da CDL, Miguel Faria, refere-se à diminuição, em (-) 0,08%, no volume de registro de novos inadimplentes no comércio de Uberaba, quando nos meses anteriores a incidência foi de crescimento. E comenta: “Isso quer dizer que o consumidor uberabense está mais preocupado em permanecer adimplente. Quanto menos devedores no mercado, melhor para as vendas a prazo no final do ano”.
Quanto aos consumidores que estavam incluídos nos registros do banco de dados do SPC Uberaba, outro resultado favorável, diante do crescimento de (+) 0,88 na quantidade de exclusões de devedores.
De outra parte, Miguel Faria afirma que, hoje, o grande vilão da economia é o cartão de crédito. Diz que o endividamento da população brasileira é com essa forma de pagamento. Porém, observa que os consumidores, preocupados com a alta taxa de juros, preferem as compras com prazos mais curtos e pagamento à vista.
“Para nós, isso é bem interessante. O mercado não está tão aquecido como gostaríamos que estivesse. Agora, com a proximidade do Dia das Crianças, esperamos uma melhora no comércio”, finaliza o presidente da CDL Uberaba.