O resultado das vendas a prazo do varejo local apresentou estabilidade, no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, frente à igual período de 2013, de acordo com o indicador calculado pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido, em parceria, pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
Já na comparação mensal, em geral mais volátil, as vendas do mês passado cresceram 2,83% sobre o mês de agosto. No comparativo setembro-14 com setembro-13, as consultas ao SPC aumentaram 3,25%. Outro ponto positivo registrado foi a redução em (-) 9,33% no total de registros de novos inadimplentes incluídos no banco de dados do serviço.
Segundo o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, o aumento das vendas observado na base mensal [setembro] de comparação foi influenciado, principalmente, pelos lançamentos de coleções de roupas e calçados, em função da mudança de estação. Quanto ao balanço acumulado estável no período janeiro-setembro para vendas parceladas, ele atribui ao maior rigor na concessão de crédito e alto custo de financiamento que dificultaram expansão das vendas a prazo.
O volume de consultas para vendas a prazo sinaliza o comportamento da atividade comercial. “2014, até aqui, foi um ano instável, sem crescimento da economia. A inflação vem reduzindo o poder aquisitivo dos consumidores, principalmente os situados na faixa de menor renda. Os juros altos também refletem no consumo a prazo das famílias”, diz Miguel Faria.
A expectativa dos lojistas é que com as contratações temporárias de fim de ano e o aumento do poder de compra com o pagamento de dissídios salariais e do 13º salário, as vendas apresentem uma leve recuperação nos próximos meses. “Esperamos fechar 2014 com saldo positivo de vendas, embora não seja no patamar que imaginávamos no início do ano. Projetamos crescimento de 3% a 5% sobre a comercialização alcançada em 2013”, disse, ao lamentar que os dois “grandes eventos” deste ano – Copa do Mundo e eleições – causaram “efeito negativo” no comércio.
Miguel Faria aposta, ainda, no incremento de vendas com a realização da campanha de Natal da CDL e Aciu, cujos kits já estão sendo adquiridos por associados das duas entidades. “Com a promoção, o lojista fará um diferencial com sua clientela”, conclui.