Por Lúcio Castellano

Relatório divulgado nesta segunda-feira pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), aponta crescimento da ordem de (+) 17% nas vendas em novembro último em relação a outubro. “Um dado muito positivo”, argumenta o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, ao acrescentar, porém, que, ao comparar novembro-20 x novembro-19, o resultado é de (-) 5%, “É o menor patamar desde o início a pandemia do coronavírus no começo deste ano.

Em março a queda foi de (-) 67%, época em que as lojas ficaram fechadas”. O SPC é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Diante desse novo quadro, Crema avalia que a movimentação encontra-se num momento “bom”, ou seja, os setores do varejo e de serviços voltam a registrar crescimento. Destacou que, ao analisar o acumulado de janeiro a novembro, um outro dado também importante para os dois segmentos é a redução em (-) 30% nos registros de novos inadimplentes no SPC, em comparação aos onze primeiros meses de 2019.

De outro lado, o dirigente lojista ressalta, também, como significativo o percentual (+) 16% no volume de inadimplentes que quitaram dívidas e, com a adimplência, esses consumidores ficaram aptos às compras pelo crediário. “Isso significa que a nossa população está atenda e procurando endividar menos. Quando possível, tem realizado compras com pagamento à vista”, diz.

Período natalino. Passada a primeira semana de dezembro, Crema comenta que, apenas com dados informais, isto é, mediante conversa com associados da CDL, eles têm relatado aumento nas vendas natalinas e com projeções que podem resultar em saldo superior ao que foi fechado no Natal do ano passado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.