No ano passado, a inadimplência em Uberaba registrou queda de 9,28% em relação a 2008, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Ou seja, foi maior a quantidade de consumidores que quitaram suas dívidas, tiraram seu nome do cadastro de inadimplentes e, assim, puderam ao quadro de adimplência. Ao divulgar a informação, o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira (foto), ressaltou que o resultado foi "muito positivo".
Na sua avaliação, o principal fator percebido foi do amadurecimento do cliente, em relação às compras. "O consumidor, por diversas razões, inclusive por não querer cobrança em sua porta, por ter um emprego mais estável e, também, estar ganhando mais, na média, está procurando as lojas, para reaver aquelas contas antigas e que ficaram para traz, por motivos diversos", diz.
Ainda na análise do dirigente lojista, a clientela do comércio uberabense, especialmente, agora, nesse início de ano, tem procurado comprar, através de cheque pré-datado. E observa: "O cheque é uma ferramenta muito útil e muito eficaz. E provoca, no comsumidor, mais atenção controle das contas pessoais".
Segundo ele, dois pontos refletiram diretamente na avaliação final: a recuperação do emprego e da renda dos consumidores, ao lembrar que, enquanto 2008 foi o ano da crise, em contrapartida, 2009 foi marcado pela recuperação. "O ano passado começou com alguma crise e terminou tranquilo. O final do ano nos projetou um 2010 muito melhor. Assim, no momento, podemos fazer muitos planos otimistas para até o final deste ano", cita Fúlvio.
De outra parte, o presidente da CDL Uberaba recomenda àquele consumidor que esteja com restrições junto ao SPC, bem como às empresas que tem esses créditos "não muito favoráveis", para que negociem. "Esperamos que o consumidor inadimplente procure procure a loja. Procure a CDL. Vamos fazer uma boa negociação. É interesse do lojista reaver aquele crédito perdido. É do interesse também de quem está com o nome inscrito no SPC de pagar e saldar suas dívidas. "Os dois lados têm interesse. A CDL, como moderadora, faz a sua parte, para que mais clientes paguem suas dívidas atrasadas e voltem a ser adimplentes", finaliza.