Por Lúcio Castellano
Os números de cancelamento de registros no SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojsitas) e Aciu (Associação Comercial e Industrial de Uberaba), que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo local, foram positivos em março, apresentando alta de 23,79% ante o mesmo mês de 2011.
Já a comparação com o mês de fevereiro, sem ajuste sazonal, também revelou expansão do indicador, com crescimento de 11,39% nos cancelamentos de registros junto ao SPC Uberaba.
Em relação às consultas no SPC, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, março apresentou percentual considerado estável pelo presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, de 1,01% ante o terceiro mês de 2011. A comparação entre março e fevereiro, com alta de 11,34% nas vendas a prazo, é vista com otimismo pelo dirigente lojista. Considera-se venda a prazo compras feitas com cheque ou no crediário.
“O demonstrativo é extremamente positivo e muito favorável. Os percentuais demonstram essa linha que Uberaba vem seguindo. Mais consultas ao banco de dados do SPC pelas empresas associadas à CDL e à Aciu, que estão mais conscientes, no sentido de consultar mais, em toda venda, ainda que o cliente tenha comprado em outra época em sua loja. De outro lado, o cliente uberabense tem se preocupado muito com o seu nome, como em março, pelo grande volume de cancelamento de registros de inadimplentes. Cliente tem procurado a loja e o balcão do SPC para negociar e quitar dívidas e, assim, poder voltar a ser adimplente no comércio de Uberaba”, diz Fúlvio.
A conjuntura econômica é favorável ao comércio, e as medidas anunciadas pelo governo federal para estimular a economia, com a redução das taxas de juros dos bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa e da Selic -, devem se refletir a médio prazo no varejo. Neste contexto, os lojistas, em abril, já estão renovando estoques para o Dia das Mães, a segunda melhor data de vendas para o comércio.
Pelo resultado de vendas para a Páscoa, Fúlvio Ferreira, por fim, afirma que tudo indica para “um excelente Dia das Mães”, ao assinalar que o varejo projeta novo patamar de crescimento na comercialização de presentes para a data.