Os consumidores e os lojistas são estimulados pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), a fomentarem a movimentação das compras com cheque.
Com o tema “Aqui seu cheque é bem-vindo”, as entidades lançam campanha junto a seus associados e informam que têm acompanhado pela imprensa e, também, pelos índices do SPC Brasil e Serasa, o crescente endividamento das famílias, em função do cartão de crédito, com juros altíssimos. Por seu lado, o varejista tem seu custo operacional elevado pelas tarifas cobradas pelas bandeiras de cartões de crédito.
Além disso, com o cartão de crédito, a maioria das lojas perdeu o elo com seus clientes, não solicitam dados, não sabem nome completo, endereço, data de nascimento. O cliente simplesmente passa o cartão e vai embora. Não há mais vínculo, amizade entre o lojista e o seu cliente.
Nos últimos meses, a propósito, em Uberaba, conforme o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, tem-se verificado queda na emissão de cheques sem fundos, segundo percentuais já divulgados pelo SPC, por exemplo, com diminuição de (-) 16,97%, nos cinco primeiros meses do ano, em relação a igual período de 2012. Essa redução, disse ele, resulta na posição adotada pelos bancos em dificultar a abertura de novas contas e, além disso, um maior rigor na liberação de talonários de cheques.
“Nossa sugestão é que o empresário volte a coletar os dados dos seus clientes, inclusive endereço eletrônico (email) e redes sociais, para o envio de mensagens oferecendo produtos e outras informações e comunicações”, diz a mensagem enviada aos associados da Aciu e CDL.
Ao receber um cheque, a Aciu e a CDL recomendam aos associados que solicitem que o emitente apresente RG, CPF e cartão do banco. No caso de pessoa jurídica, a apresentação do contrato social da empresa. E, ainda, não receber cheques de terceiros.
Reforça, ainda, que o lojista não deixe de aceitar pagamentos por cheques. Antes de recursar, recomenda-se consultar os órgãos de proteção ao credito. Com essas iniciativas, o empresário investe no estreitamento das relações com o seu cliente. Ao mesmo tempo, faz uma venda segura e com custos mais baixos.
As consultas de cheques, via SPC Uberaba, são feitas pelo fone (34) 3319-4422 e pelos portais www.cdluberaba.br e www.aciu.com.br