Diante do grande número de brasileiros, vítimas de fraudes, o governo federal quer implantar um cartão de identidade com chip. O novo modelo dificultaria a falsificação de documentos, que já causou um prejuízo estimado em R$ 1 bilhão por ano, segundo a Federação Brasileira dos Bancos. A previsão é de que, em 2018, todas as carteiras de identidade do Brasil tenham sido substituídas.
Por isso, para fugir das fraudes, quem tiver documentos roubados deve procurar a polícia, comunicar o banco e fazer um alerta de roubo e furto dos documentos no SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido, em parceria, pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), disponibiliza à comunidade em geral, gratuitamente, o denominado “Alerta SPC” que existe há mais de dez anos.
A ferramenta que o consumidor pode usar a seu favor consiste em registrar no banco de dados do SPC Brasil, eventuais perdas ou roubo de documentos, talão de cheques, cartão de crédito e outros documentos pessoais. Em média, mensalmente, de 25 a 30 ocorrências são registradas pelo serviço, informa o gestor do SPC Uberaba, Iovaldo Basílio, ao acentuar ser importante fazer esse tipo de alerta que permanece acionado pelo período de 24 horas, até que o consumidor apresente um boletim de ocorrência (B.O.).
“Esta ação impede que estelionatários comprem em lojas associadas ao SPC, inclusive em nível Brasil, usando os documentos furtados ou perdidos. Já houve caso de falsário ser apreendido, antes da concretização de compra junto a empresa local, graças ao alerta”, diz.
Para não ter dor de cabeça, qualquer pessoa que tiver os documentos furtados ou extraviados, basta fazer um Alerta de Documentos. Para fazer o registro, que é totalmente gratuito, é necessário saber o número do CPF e ir pessoalmente à sede da CDL Uberaba, na Rua Luiz Soares,m 520, Vila Olímpica, ou na sede da Aciu, na Av. Leopoldino de Oliveira, nº 3433, Centro.