Por Lúcio Castellano
Mantido pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, o SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito) apurou, em fevereiro, percentuais “muito interessantes”, de acordo com o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira (foto). Ou seja, em comparação a igual período do ano passado, o volume de consultas alcançou (+) 3,3% de consultas ao banco de dados.
“Mesmo que, lentamente, o comércio brasileiro está dando sinais de reação”, destacou o dirigente lojista, ao acrescentar que no acumulado janeiro-fevereiro, da mesma forma, comparativamente aos dois primeiros meses de 2017, a “vitória”, conforme disse, foi de quase 8% de crescimento nas informações prestadas pelo serviço.
Pode-se tirar como lição, de acordo com Fúlvio Ferreira, que o comércio “está um pouco melhor”. Mas, lembrou que, não basta simplesmente os números serem positivos que as lojas vão vender mais. “Não! De jeito nenhum! Há que se considerar a sazonalidade e o tipo de negócio, pois nos meses de janeiro e fevereiro, os estabelecimentos ligados a esporte, material de viagem e, em especial, de volta às aulas, vendem mais. Outros segmentos também registram boas saídas, dentre eles, autopeças, manutenção de veículos”.
Em seguida, o presidente da CDL Uberaba defendeu um ponto que considerou da maior importância. A proatividade. E explicou: “O vendedor e o lojista não podem ficar debruçados sobre os balcões. Tem que ter iniciativa. Manter contato com o cliente para informá-lo no que pode atendê-lo e apresentar as vantagens competitivas que têm a oferecer. E uma das melhores ferramentas para chegar até o consumidor é fazendo publicidade, através dos canais disponíveis”.
Por outro lado, os níveis de registros e de cancelamentos de registros de pessoas incluídas na lista de inadimplentes no SPC Uberaba, ao concluir, Fúlvio Ferreira informou que os percentuais foram estáveis nos primeiros dois meses deste ano.