Por Lúcio Castellano
O mês de março deste ano, comparado com fevereiro último, de acordo com o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, apresentou um quadro interessante no comércio lojista local. “Houve um empate técnico”, diz o dirigente lojista, ao observar que, normalmente, embora março seja um mês melhor e um mês maior, no entanto, esse ano, o período foi prejudicado pelo Carnaval.
Segundo balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela CDL e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), e avaliado como positivo por Fúlvio, foi a relação (março.11/março.10), com a queda significativa nos percentuais de inadimplência, tanto de (-) 14,31% nos registros junto ao SPC, quanto na redução em (-) 15,54% motivada por cheques sem fundo. “Isso significa que os clientes estão mais amadurecidos nas compras e têm procurado evitar ao máximo terem seus nomes registrados no serviço”, diz.
No acumulado do ano, janeiro/fevereiro/março houve queda de 2,2% no volume de registros de inadimplentes junto ao SPC Uberaba, enquanto a diminuição no número de registros de cheques sem fundo ficou em (-) 19,89%, em comparação ao primeiro trimestre de 2010.
Para o presidente da CDL Uberaba, outro ponto a considerar é o fato de que também os estabelecimentos filiados ao SPC Uberaba estão conscientes da importância de, antes da concretização de uma venda, seja consultado o banco de dados do serviço. “Com informações precisas, evita-se problemas futuros no caixa das empresas”, reforça Fúlvio.
Está sendo registrado, ainda, um crescimento significativo no número de pessoas que têm se dirigido ao balcão do SPC em busca de informações para excluir nomes registrados no serviço. “É muito positivo e mostra que os consumidores estão preocupados em negociar e pagar suas dívidas para estar em dia, por exemplo, para as compras do Dia das Mães”, acentua Fúlvio.
Dia das Mães – A propósito, sobre o Dia das Mães, uma das principais datas sazonais no calendário do comércio lojista, Fúlvio informa, por outro lado que, nos próximos dias, deverá ser lançada uma campanha promocional convidando e incentivando os clientes a presentearem suas mães. “E não só a sua mãe, mas também sogra, tia, avó... Ou seja, presentear as mães que estão ao entorno de cada um de nós. Temos como expectativa que o Dia das Mães seja da ordem de 4% a 5% melhor em vendas do que foi o ano passado. Um crescimento equilibrado”.
Medidas econômicas – Por fim, quanto às recentes medidas econômicas adotadas pelo governo federal, Fúlvio disse estarem afetando de “maneira tímida” o setor do varejo leve. “Isso requer ao lojista e às demais pessoas envolvidas em negócios tenham mais criatividade. Cuide da sua empresa. Com muito carinho e atenção. Comprar bem. Vender bem. Controlar custos. Tudo é importante no dia-a-dia da empresa, inclusive a capacitação tanto do empresário quanto da equipe de colaboradores”, finaliza