Por Lúcio Castellano
Registros de SPC................. (-) 19,79% Registros de Cheques............ (-) 23,91% Cancelamentos de SPC........... (+) 3,90% Cancelamentos de Cheques..... (+) 18,31%
Balanço semestral do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), divulgado nesta terça-feira aponta, segundo o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, "um quadro muito positito, porque o consumidor uberabense está se tornando melhor pagador ainda do que já era".
De janeiro a junho deste ano teve queda de (-) 19,79% o volume de inclusões no SPC, em relação a igual período de 2009. Da mesma forma, os registros de cheques desprovidos de saldo foram (-) 23,91% inferiores aos do ano passado. Quanto aos registros cancelados, os de SPC cresceram (+) 3,90% e os de cheques quitados um acréscimo de (+) 18,31%. Isto é, mais consumidores voltaram a ter crédito liberado na praça.
Para o dirigente da CDL Uberaba, com mais dinheiro, o consumidor está mais preocupado em manter o nome em dia, na medida em que faz compras com responsabilidade e, o lojista, por sua vez, busca informações no SPC, cruzando informações para concretizar vendas bem feitas. Fúlvio sinaliza, ainda, fatores que contribuem para uma redução dos níveis de inadimplência no comércio uberabense: "Economia estável e aumento do poder aquisitivo".