Fulvio reivindicações

Por Lúcio Castellano

O G-9, grupo formado por nove entidades uberabenses, dentre as quais, a CDL Uberaba, promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), no salão nobre da Aciu, um encontro especial  do qual participaram os deputados federais Marcos Montes (PSD/MG) e Aelton Freitas (PR-MG)  e  estadual Antônio Lerin (PSB-MG). O evento foi presidido pelo presidente da Aciu e do G-9, Manoel Rodrigues Neto. Explicou tratar-se de “um pacto por Uberaba”, ao admitir que outras iniciativas nesse nível de discussões vão ser realizadas. “Tratamos de assuntos de interesse da comunidade uberabense”, diz.

O principal assunto em discussão foi o relacionado com a implantação da Planta de Amônia da Petrobras, no Polo Químico do Triângulo, em Uberaba. Fechou-se questão em torno do estabelecimento de um plano estratégico para que o empreendimento seja concretizado para atender à demanda do maior núcleo produtor de fertilizantes da América Latina.

Os três deputados presentes tiveram a oportunidade de expor suas gestões parlamentares, especialmente falando sobre emendas orçamentárias destinadas a Uberaba e região.

A CDL Uberaba esteve representada pelo presidente Fúlvio Ferreira, pelo presidente eleito Miguel Haroldo de Faria, conselheiros Daniel Fabre, Fakher Fakhoury e Mário Vilmair Silvestre Pereira e pelos diretores Matusalém José Alves, Jane Moreno e Ângelo Crema.

Fúlvio Ferreira avaliou como altamente positivo o resultado da reunião: “O G-9 está de parabéns por ter conseguido convergir todos os interesses da sociedade, especialmente produtiva, em torno dessa reunião com os deputados eleitos por Uberaba que têm ainda dois anos de mandato, para que eles entendam que, doravante, o partido tem que se chamar Uberaba, nas suas esferas de atuação, seja em Belo Horizonte ou Brasília”.

A CDL Uberaba, por seu turno, reivindicou que os deputados federais conscientizem e sensibilizem os senadores para que votem, em caráter de urgência, a criação da Secretaria Nacional de Micro e Pequena Empresa que terá status de ministério. “É uma iniciativa da presidente Dilma. Essa Secretaria, com toda certeza, vai alavancar negócios e facilitar a vida do micro e pequeno empresário, inclusive para exportação, e no dia a dia do seu negócio, também”, observou.

Substituição tributária - Para o deputado estadual presente, Fúlvio formulou um pleito, na área fiscal-tributária, ou seja, para que se consiga reverter a quantidade de produtos em regime de substituição tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) atualmente praticada em Minas Gerais.  E completou: “Cerca de dez produtos equivalem a 80% da arrecadação. Não se justifica ter que fazer várias contas , por produtos de 60 centavos, e outros de um custo pouco maior. Essa é a realidade que o micro e pequeno empresário  mineiro vive em relação à substituição tributária”.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.