Por Lúcio Castellano

Diretores-e-visitantesA diretoria da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) recebeu, quinta-feira, dia 09, visita de cortesia do superintendente regional da Fazenda/Baixo Rio Grande, Roberto Tosto Dias que, juntamente com os demais dirigentes do órgão,  apresentou aos presentes a linha de trabalho que a unidade fazendária desenvolve em sua área de jurisdição, em sintonia com as diretrizes da Secretaria de Estado da Fazenda.

Durante o encontro, os agentes fazendários dirimiram dúvidas apresentadas. “Queremos aqui reconhecer que há hoje um outro nível de relação com a Fazenda e ressalto a forma sempre aberta ao diálogo que o superintendente Roberto Tosto e demais membros da Superintendência da Fazenda têm se colocado”, observou o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira.

O dirigente lojista, ainda acrescentou: “Isso é, no mínimo, o nosso objetivo enquanto entidade, ou seja, de levar informações para os seus associados, para que todos possam fazer os procedimentos fiscais da forma correta. Essa visita veio, justamente, estreitar esse relacionamento, proporcionando à CDL levar informações e orientações para os lojistas”. Em seguida, Fúlvio acentuou: “Não existe mais espaço para amadores. Hoje, tanto a micro quanto a pequena empresa tem que atuar com visão profissional, a exemplo dos demais segmentos empresariais. O encontro com a equipe da Superintendência da Fazenda veio coroar essa vontade nossa, isto é, de que todos façam tudo de modo correto também na área tributária”.  

Temas como Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e Substituição Tributária (ST) mereceram explanações e discussões e, em especial, sobre a aplicação e os benefícios para o setor comercial. Os representantes da Superintendência da Fazenda enfatizaram que a Sefaz vem caminhando para a utilização cada vez maior de novas tecnologias voltadas para a fiscalização, em benefício daqueles que desenvolvem suas atividades de forma correta. Como exemplos, o projeto de informatização completa do monitoramento do transporte de mercadorias e o processo de modernização dos sistemas de controle e gerenciamento dos dados obtidos.

Roberto-Tosto_Fulvio-Ferrei

Roberto Tosto e Fúlvio Ferreira

Roberto Tosto Dias fez questão de frisar a disposição da Secretaria da Fazenda e principalmente do corpo técnico em estreitar as relações com a classe empresarial, posicionando-se como um parceiro para o desenvolvimento do Estado. “O primeiro objetivo da visita foi para conhecer a nova diretoria (da CDL) e a Secretaria da Fazenda, através da Superintendência de Uberaba, sempre manteve parceria com os contribuintes uberabenses e da região. Nossas portas sempre estiveram abertas para todos. E sempre colocamos o órgão para qualquer esclarecimento. A Secretaria da Fazenda é a casa do contribuinte também”, diz ele.

“A aproximação das duas instituições é fundamental para a sociedade uberabense, uma vez que possibilita uma orientação tempestiva acerca da Legislação Tributária de Minas Gerais e auxilia no processo de combate à sonegação fiscal”, destacou Carlos Renato Machado Confar, coordenador regional - SRF I Uberaba.

A Superintendência Regional da Fazenda esteve representada também pelo delegado Fiscal Lázaro Gonçalves de Araújo; coordenadora de Fiscalização, Aparecida Duzolina Fortes Dias; coordenador de Fiscalização, Sylvio Macário Pereira Alves Júnior; auditor fiscal Hugo Brandão Uchôa, e pelo chefe da Administração Fazendária, Ademar Barboza de Oliveira.

VEJA MAIS NA GALERIA DE FOTOS

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.