(*) Fulvio Ferreira
Você sabe porque dia 21 de abril é feriado? Certamente um dia de lazer, dia de descanso, um dia para curtir.
O fato é que poucas pessoas sabem a razão deste feriado. No dia 21 de abril se comemora o dia de Tiradentes que foi um dos inconfidentes, seguramente o que mais se expôs e que foi enforcado e esquartejado. Posteriormente, já no período republicano, foi transformado em mártir. O nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro conhecido como Livro dos Heróis da Pátria. Isto significa que oficialmente Tiradentes é um herói nacional.
A Inconfidência Mineira, da qual Tiradentes e outros tantos foram militantes, foi uma revolta que teve origem na capitania de Minas Gerais em pleno ciclo do ouro. Tinha como principal motivação a execução da derrama, que era a cobrança extorsiva de altos impostos sobre a extração do ouro, abusos, entre eles os políticos por parte do domínio português. Com o crescimento do movimento muito se falava em separação da Província de Minas Gerais de Portugal. A conspiração foi diluída e encerrada com o enforcamento de Tiradentes em 1792.
Muitos historiadores contestam essa versão que foi criada pela república para abafar o golpe imposto à monarquia. Criaram uma figura heróica e vincularam a imagem de Tiradentes à de Jesus Cristo. Um preso, em pleno Século XVIII jamais ficaria cabeludo, muito ao contrário. Os presos daquela época ficavam com os cabelos totalmente raspados e depilados; isso para diminuir o risco de sarnas, piolhos e outras pragas visto que a higiene era mais que precária. Vale lembrar que Tiradentes não usava barbas E mais, quem foi morto e esquartejado em 21 de abril de 1792 foi Izidro de Gouveia, conforme relatos de Machado de Assis; Tiradentes teria morrido em 1818.Infelizmente quase nada sabemos da nossa história, pouco sabemos do nosso presente e fica a interrogação, para que lado será o nosso futuro? Para onde vão nos conduzir? Ou, que futuro permitiremos que nos imponham? Sem dúvidas precisamos estudar um pouco mais, precisamos nos envolver com o presente para garantirmos um futuro melhor a partir de agora!Chega de políticos falsos e mentirosos. Chega de aceitar ilusões e promessas vãs. É hora de gritar e de agir sob pena de aceitarmos o futuro que quiserem para nós e para as próximas gerações!

(*) Fulvio Ferreira - Empresário, palestrante e treinador de equipes. Ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da FCDL-MG (Federação das CDL's de Minas Gerais)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.