Por Lúcio Castellano
O Trenó de Papai Noel, da Campanha "Natal Feliz é Aqui", promovida pela CDL Uberaba em parceria com a Aciu, esteve, na manhã de hoje, na Central de Quimioterapia/Hemocentro Regional/Hospital de Clínicas/Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A CDL esteve representada pelos colaboradores Patricia (SPC) e Newton (Marketing). A pressença de Papai Noel contagiou não apenas as crianças e adolescentes em tratamento na referida unidade de saúde, mas, também, adultos presentes, incluindo profissionais das áreas de saúde, psicologia e pedagogia.
Foi anotada, ainda, presença expressiva de integrantes da Diretoria da Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM e profissionais representantes da Oasis - Casa de Apoio a Crianças com Câncer, que, a exemplo da AVHC, atua de maneira brilhante na área do voluntariado.
A AVHC - Presidida por Maria Helena Vaz Frange Miziara a instituição tem por objetivo dar assistência social, contribuindo para o programa de humanização do Hospital de Clínicas, através de atividades administrativas e operacionais, por intermédio de um corpo de voluntariado, devidamente capacitado para tal, na forma da legislação em vigor. O Hospital de Clínicas atende atualmente a 405 cidades de 14 estados. A maioria proveniente de 69 cidades da região, das quais o Hospital de Clínicas da UFTM é a única referência para os 27 municípios da Diretoria Regional de Saúde, e referência complementar de duas outras Diretorias de Regionais de Saúde da região.
A Associação atende somente a demandas apresentadas pelo Superintendente do Hospital de Clínicas. Conta atualmente com 120 voluntários cadastrados, dos quais 80 são atuantes nos diversos projetos realizados com os pacientes do HC, bem como no atendimento realizado em sua sede à Rua Constituição, Nº 1032 , onde são desenvolvidas as seguintes atividades: a) administração dos projetos; b) reuniões da diretoria; c) confecção de roupas e enxovais; d) funcionamento do Brechó etc... Já ocorreu um investimento de quase R$ 850 mil, com a recuperação de equipamentos, como ultra-som e aparelho de Raio X, conserto de macas e estofados, como também a aquisição de aparelhos de TV, colchões de ar para pacientes internados, medicamentos para pacientes da quimioterapia e para pacientes com queimaduras de 3º grau, enxovais de bebê para mães carentes que dão a luz no Hospital, e também antibióticos para pacientes carentes em alta.
CONFIRA MAIS NA GALERIA DE FOTOS