Os indicadores positivos da economia mineira seguem atraindo investimentos comerciais para o Estado. Ontem, a 5R Shopping Centers - joint venture formada pelas empresas paulistas 5R Properties e Integra - confirmou a construção de dois empreendimentos na região do Triângulo Mineiro: o Praça Uberaba Shopping Center (em destaque) e o Praça Uberlândia Shopping Center. Juntos, eles consumirão aporte de R$ 430 milhões.
Os projetos já foram aprovados pelas prefeituras de Uberaba e Uberlândia, respectivamente. A expectativa, de acordo com o diretor-presidente da 5R Shopping Centers, Carlos Felipe Fulcher, é de que as obras comecem no segundo semestre de 2012, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2014. Quando inaugurados, devem gerar 5 mil postos e, durante as obras, 3 mil vagas.
Conforme Fulcher, a opção pelo Triângulo Mineiro é fruto da observação dos indicadores econômicos da região. "Estamos falando de uma das áreas mais ricas do Estado. As cidades escolhidas apresentam crescimento econômico acima da média nacional. Além disso, priorizamos municípios que apresentem demanda específica para este modelo de centro de compras e que sejam polos para atração de investimentos públicos e privados", disse.
O Praça Uberlândia Shopping Center terá ABL de 34 mil metros quadrados Ainda de acordo com ele, o lançamento comercial dos shoppings está previsto para março do próximo ano, quando algumas âncoras já deverão ser anunciadas. "Por enquanto estamos em fase de negociação", afirmou.
O Praça Uberaba Shopping Center será construído em um terreno de 72 mil metros quadrados e terá Área Bruta Locável (ABL) de 30 mil metros quadrados (na primeira fase). Inicialmente serão 150 lojas e 1,5 mil vagas de estacionamento. O projeto é inspirado na origem do nome Uberaba, oriundo da palavra tupi Y-berab, que significa água clara ou rio brilhante. O local é a Avenida Leopoldino de Oliveira, na altura do Bosque Jacarandá.
Já o Praça Uberlândia Shopping Center será construído em um terreno de 140 mil metros quadrados e terá ABL de 34 mil metros quadrados, com capacidade para aproximadamente 200 lojas. Estão previstos um hipermercado, cinema e academia. O centro de compras terá estacionamento para 1,8 mil veículos.
A paulista 5R Shopping Centers foi criada há oito meses com a finalidade de explorar a crescente demanda por centros de comras no Brasil. O primeiro projeto da empresa foi o Shopping Praça Rio Grande, lançado recentemente em Rio Grande (RS). Conhecida pela representatividade portuária, o município gaúcho receberá aporte de R$ 120 milhões para a construção do centro de compras.
Fulcher disse, ainda, que não há previsão de novos lançamentos para Minas Gerais. Apesar de não revelar as regiões, ele afirmou que diversos municípios brasileiros estão sendo sondados quanto ao potencial econômico. "Em 2012 certamente faremos novos lançamentos", adiantou.
Fonte: Diário do Comércio/Belo Horizonte - Site FCDL-MG, com adaptações