Deputados farão audiências públicas em Uberlândia e Uberaba nesta segunda-feira (20).

As cidades de Uberaba e Uberlândia sediarão, nesta segunda-feira (20/5/13), audiências públicas sobre a criação de uma região metropolitana no Triângulo Mineiro. Deputados da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estarão nas cidades para debater com prefeitos, vereadores e autoridades municipais o Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, da deputada Liza Prado (PSB), que também foi autora do requerimento de audiência pública nas duas cidades. Em Uberlândia a reunião será às 9 horas, na Câmara Municipal (Av. João Naves de Ávila, 1617 – Santa Mônica), enquanto Uberaba receberá os convidados às 15 horas, também na Câmara (Praça Rui Barbosa, 250 – Centro).

A proposta pretende facilitar investimentos na região e unir interesses econômicos e políticos para viabilizar projetos que beneficiem toda a região. De acordo com PLC 32/12, “o projeto objetiva a criação de órgãos que, de forma abrangente, venham disciplinar e normatizar serviços que repercutam além do âmbito de cada município membro e que possam provocar impacto no desenvolvimento de toda a região”. Além de Uberaba e Uberlândia, fariam parte dessa região metropolitana os municípios de Araguari, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Veríssimo, Campo Florido, Tupaciguara e Canápolis.

A proposta já está sendo discutida pelas autoridades municipais, que criaram duas comissões, uma em Uberlândia e outra em Uberaba, e devem apresentar suas análises em um relatório a ser entregue no segundo semestre deste ano. As audiência públicas serão importantes para que as comissões criadas troquem informações entre si e com a sociedade civil.

Convidados – Para as duas reuniões foram convidados o prefeito de Uberlândia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba, Gilmar Machado; o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Márcio Teixeira Nobre; o reitor a Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos Resende; o reitor do Centro Universitário do Triângulo, José Maria Mina; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Fonseca Furquim Werneck; o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira de Oliveira; e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

Além deles, foram chamados os prefeitos de Araguari, Raul José de Belém; de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo; de Frutal, Mauri José Alves; de Patrocínio, Lucas Campos de Siqueira; e de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos; o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Elmar Humberto Goulart; o presidente da Fiemg - Regional Vale do Paranaíba, Pedro José Lacerda; e os presidentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia, Celso Vilela; do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Soares Fonseca; da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Rogério Nery de Siqueira Silva; e da Associação Comercial e Empresarial de Monte Carmelo, Edélcio Rodrigues Pereira.

Fonte: Site Assembléia Legislativa de MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.