Na a próxima terça-feira, dia 02 de março, a cidade de Uberaba fará aniversário. Completaremos mais um ano de existência, de lutas e sacrifícios.
Mas qual a verdadeira idade de Uberaba? Em quem acreditar?
Cada corrente, cada historiador possui uma versão. E todos estão certos! Depende do referencial. Depende do ponto de partida para se chegar a determinada data.
Contudo é importante o estudo e o conhecimento da história. Vale saber nomes, datas e feitos importantes. Pessoas que fizeram história ... Homens e mulheres que exerceram algum tipo de atividade, alguma liderança e que foram visionários. Que tiveram a coragem de enxergar além de seu tempo e trazer novidades e fazer algo verdadeiramente extraordinário. Enfim pessoas que souberam escrever a história de
Uberaba.
E hoje, que tipo de história todos nós estamos escrevendo? Que tipo de história os nossos líderes e governantes estão escrevendo?
Será que o presente será lembrado no futuro? Será que Hoje será lembrado apenas como uma história triste ou como um período de vanguarda aonde detentores do poder serão lembrados como líderes que projetaram Uberaba para um lugar melhor?
A resposta só o tempo dirá. Cabe porém, a cada um de nós exercitar o direito de cobrança, caso as ações e atitudes não estejam de conformidade segundo os meus parâmetros.
Alguém no passado lutou e conseguiu para nós esta liberdade de imprensa e de expressão. Outros trouxeram os meios de comunicação. E nós, passaremos omissos ou faremos a nossa parte? Devemos usar estas conquistas, este nosso direito _ e também obrigação_ para da mesma forma forma e com a mesma liberdade dizer: cuide melhor do que é nosso, merecemos respeito ou Parabéns, é isto aí!
Fúlvio Ferreira/Presidente da CDL Uberaba
Depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas (AM-1120), de Uberaba