Minas tem nove entre as 100 cidades que mais geram riqueza para o país. Belo Horizonte está entre as seis capitais que concentram 25% do PIB brasileiro, aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (12) No aniversário de seus 115 anos, Belo Horizonte pode comemorar esta boa notícia: a capital mineira está entre as seis cidades que mais geram riqueza no país e, nesta mesma classificação, nove cidades de Minas Gerais estão entre os 100 municípios que possuem o maior Produto Interno Bruto (PIB).

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (12) e compõem o estudo do PIB por municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados se referem aos anos de 2009 e 2010.

No ranking dos seis municípios que mais geraram renda em 2010 e onde residem 13,7% da população brasileira, Belo Horizonte ficou na quinta colocação, totalizando renda de R$ 51,6 bilhões, o que representa 1,4% do PIB do país. Juntos, os seis maiores municípios (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus) responderam por 25% de todo o PIB brasileiro em 2010.

Excluindo-se as seis maiores capitais, outros 11 municípios destacaram-se por gerar, individualmente, mais de 0,5% do PIB nacional, agregando 8,6% da renda gerada no país. É o caso de Betim, que, em 2010, gerou renda de R$ 28,2 bilhões e teve participação de 0,8% no Produto Interno Bruto. O município mineiro, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou em 15º lugar no ranking dos 100 municípios brasileiros que possuem o maior Produto Interno Bruto.

Os outros sete municípios mineiros na lista dos cem maiores geradores de riqueza são Contagem, na 24ª colocação, Uberlândia, 26ª, Juiz de Fora, 67ª, Ipatinga, 75ª, Uberaba, 78ª, Itabira, 81ª, e Sete Lagoas, 98ª.

Outras cidades que se destacaram na classificação foram Itabira e Ouro Preto, que aumentaram sua participação nas contas nacionais em 0,2% e 0,1%, respectivamente.

Fonte: Agência Minas

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.