Por Lúcio Castellano - Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lilian Veronezi/PMU

Nesta quarta-feira (27), o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Agora, o Município faz parte do seleto grupo de Geoparques Mundiais. A Terra de Gigantes conta com três pilares: a paleontologia, por meio dos fósseis de dinossauros; a pecuária, representada pelo gado Zebu; e a religiosidade, pelo médium Chico Xavier.

A 219ª sessão do Conselho Executivo da Unesco foi transmitida em tempo real no auditório da Prefeitura de Uberaba, para cerca de 500 pessoas. A solenidade de anúncio contou com a presença de autoridades do Município, Estado e Federação, tais como deputados, prefeitos, secretários e vereadores, além de servidores públicos, acadêmicos e população em geral.

“A chancela é o resultado de muito trabalho e a partir de hoje, Uberaba passa a ter visibilidade internacional, ou seja, atrair mais investidores, visitantes, mostrando para o mundo, o quanto nosso povo é acolhedor, trabalhador e está de braços abertos para receber e mostrar nossas riquezas, história e cultura”, disse a prefeita Elisa Araújo, anfitriã do evento.

Vice-governador do Estado, Mateus Simões, que participou do evento, afirmou que a chancela da Unesco é uma entrega efetiva para a população para atrair mais investimentos e gerar empregos.

O Geoparque Uberaba passa a ser o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do País. A chancela trará inúmeros benefícios ao Município e ao estado de Minas Gerais, como a promoção do turismo, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local.

Durante a solenidade de anúncio também foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Uberaba e o Sebrae-Minas, voltado para o fortalecimento do Geoparque Uberaba. O convênio tem vigência até o final de 2024 e visa potencializar e promover iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável.

Além disso, para celebrar a conquista, foi realizado um momento cultural no Centro de Eventos da ABCZ, com shows do grupo Samba Surf e do cantor SAN, voz que fez história no Sambô.

Todo evento foi promovido pela Prefeitura de Uberaba - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Fundação Cultural de Uberaba (FCU) -; Associação Geoparque Uberaba; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sebrae-Minas; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Câmara Municipal de Uberaba. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult) e do Ministério do Turismo. São instituições signatárias do Geoparque Uberaba, a Prefeitura, ABCZ, Sebrae e UFTM.

Confira o que disseram no evento da chancela

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (por vídeo)

“Os mineiros já tinham profundo respeito por Uberaba pelas suas belezas naturais, culturais e geológicas e com a chancela da Unesco será possível projetar essa riqueza e conhecimento para todo o mundo. Temos que ajudar de todas as formas a proteger esse patrimônio, responsável por muitos avanços no desenvolvimento econômico, no turismo e também na educação de Minas Gerais. Quero parabenizar a prefeita Elisa que, junto a outras lideranças, esteve à frente dessa empreitada. Graças a vocês e suas equipes, Uberaba agora é um lugar de visibilidade e importância global”.

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões

“Minas Gerais é o Estado que mais cresce em turismo no Brasil. A chancela da Unesco é uma entrega efetiva para a população para atrair mais investimentos e gerar empregos. Iremos experimentar a potência que o Geoparque permitirá a Uberaba como destino turístico, científico e cultural”.

Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo

“Uberaba é Terra de Gigantes! Esse dia ficará para a nossa história e tenho muito orgulho de estar prefeita da nossa cidade. A chancela é o resultado de muito trabalho e a partir de hoje, Uberaba passa a ter visibilidade internacional, ou seja, atrair mais investidores, visitantes, mostrando para o mundo, o quanto nosso povo é acolhedor, trabalhador e está de braços abertos para receber e mostrar nossas riquezas, história e cultura. Muita gente disse que ia ser difícil e não mentiu, mas quem disse que ia ser impossível não conhecia a nossa força e é por isso que hoje conseguimos a chancela Geoparque e somos de Uberaba para o mundo”.

Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira

“À nossa prefeita Elisa, quero colocar a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais à disposição, como temos feito. Levamos o Geoparque à feira de Gramado no ano passado, vamos agora para a feira WTM Latin America 2024 e tudo o que a gente fizer queremos contar com Uberaba, para que possamos atrair turistas, gerar emprego e renda. Esse é o outro lado da vertente de se ter uma rede reconhecida internacionalmente pela Unesco”.

Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Fernando Mendes

“Quero dividir uma notícia em primeira mão: nós passamos na Câmara a comenda Geoparque Uberaba, que vai ser uma honraria para todos que tiveram participação ao longo desses anos nesse projeto. Também passou pela Câmara Municipal o reconhecimento no calendário popular, a Semana do Geoparque Uberaba. O nosso envolvimento nesse projeto trouxe importantes investimentos e ficamos honrados em fazer parte desse momento histórico”.

Reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa

Somos convictos do nosso potencial para exercer papel na sustentação dessa estratégia de desenvolvimento territorial, de valorização do meio ambiente, das populações, da nossa cultura, da nossa produção econômica e social. Trabalharemos por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, honrando o compromisso que assumimos de dar continuidade a este conceito potente rumo a um futuro que dará mais justiça social, educação, cultura e distribuição de renda para a população de Uberaba.

Presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva

“É o reconhecimento da dedicação e visão compartilhada de todos os envolvidos, as quatro entidades que participam da governança: UFTM, ABCZ, Prefeitura de Uberaba e o Sebrae. Parabéns aos colaboradores que estão na ponta do projeto e esse trabalho resultou nesse excelente resultado que é a chancela da Unesco como geoparque”.

Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid

“A ABCZ, como uma das principais instituições da nossa cidade, tem sido parceira nesse processo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação da nossa identidade cultural. Essa conquista da chancela da Unesco é uma injeção no turismo de Uberaba, que já atrai visitantes de todas as partes do mundo, em busca de experiências enriquecedoras e únicas, prova disso é o público brasileiro e mundial que nós recebemos aqui durante a realização das nossas feiras, em especial a ExpoZebu”.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos

“Momento histórico para Uberaba. Temos uma cidade antes e depois do Geoparque e tenho certeza de que virá um futuro promissor. A Prefeitura investiu mais de R$10 milhões em infraestrutura dos geossítios como Peirópolis, Santa Rita, Mirante, Memorial Chico Xavier, e agora temos o desafio e a responsabilidade com as metas a serem cumpridas para estruturar os 30 geossítios de Uberaba, já que daqui a quatro anos a Unesco volta para reavaliação”.

Presidente da Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques", Cássio Facure

“Colocar Uberaba no hall seleto dos Geoparques do mundo mostra que nós temos potencialidades globais. A Unesco só apresentou para o mundo as nossas competências, e analisando Geoparque por Geoparque, a gente enxerga nossa Uberaba, com tanta robustez e tanta riqueza junta no mesmo território”.

Presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato

"Hoje é um dia muito emocionante e temos muito a agradecer ao idealizador que projetou esse sonho, professor Luiz Carlos Borges Ribeiro, pela sua persistência e perseverança, para deixar um legado para a sociedade uberabense. Um geoparque é feito de pessoas e para pessoas. A conquista é principalmente do povo uberabense, já que Município ganha visibilidade no mundo, abrindo um leque de oportunidades e possibilidades, que certamente reverterá em melhoria de qualidade de sua gente".

Idealizador do projeto Geoparque Uberaba, professor Luiz Carlos Borges Ribeiro

“Esse é um dia de sonho, de um legado. Eu estou com 38 anos de geólogo formado e eu jamais pensei em trabalhar com geologia em Uberaba e, em 2024, hoje, chegou a chancela. É uma trilha de 14 anos de muita dedicação, muito suor, de várias mãos, mas que hoje está consagrado e o nome certo é Uberaba - Geoparque Mundial da Unesco”.

Wadson Ribeiro, gerente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), representando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos

“Esse reconhecimento possibilita, sobretudo, um impulso para o turismo na cidade e região, mas o nosso olhar, da Finep, é no desenvolvimento da ciência e de novas tecnologias a partir da chancela. A Finep já abriu alguns editais, inclusive o Geoparque foi já contemplado, para realizar uma feira científica lá e isso é apenas o início de parcerias concretas para que a gente possa aportar aqui recursos tanto para pesquisa quanto para o turismo e outras áreas da cidade”

Deputado federal, Zé Silva

“Um dia especial de gratidão por ter a oportunidade de estar, hoje, junto com todas as pessoas responsáveis por esse momento histórico para Uberaba, para Minas Gerais e para o Brasil. Não somos nós que estamos dizendo que somos uma Terra de Gigantes, mas é o mundo que disse, através da Unesco”.

Deputado estadual, José Laviola

"Alegria estar aqui porque, hoje, Uberaba está fazendo história regional. Não é da região do Triângulo Mineiro, não. É o primeiro geoparque da região Sudeste, um dos poucos que o Brasil tem. Meus parabéns a toda equipe que se dedicou a fundo, detalhando todos os dados, tudo que se precisava para chegarmos a essa chancela”.

Promotor de Justiça, José Carlos Fernandes Junior

“É a certificação pela Unesco da história de Uberaba. É o mundo olhando para Uberaba e reconhecendo no que é alicerçado na religiosidade, no pioneirismo do agronegócio, da forma que impulsiona todo o País, e também essa Terra de Gigantes que é Uberaba em razão de sermos todo esse sítio paleontológico, agora reconhecido mundialmente”.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.