
Coronel Laércio, à direita, detalha projetos
Para apresentar detalhes sobre a implantação do Programa Olho Vivo e a realização do Projeto Natal Encanto e Luz, o comandante da 5ª Região de Polícia Militar – Uberaba, Cel PM Laércio dos Reis Gomes, em companhia do major Eurípedes Nelson Rodrigues e do tenente Roberto Alves de Oliveira, visitou, esta semana, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), onde foi recepcionado pelo presidente Fúlvio Ferreira. O evento natalino está programado para acontecer no dia 12 de dezembro, enquanto, finalmente, o sistema de videomonitoramento deverá estar em funcionamento logo no início de 2013.
O sistema de videomonitoramento será implantado na cidade pelo Governo de Minas, para reduzir os índices de criminalidade em Uberaba. Os equipamentos para instalação do Olho Vivo serão adquiridos pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que investirá R$ 5 milhões 950 mil. Serão inicialmente 54 câmeras no total, podendo esse número ser ampliado, através de aditivos. Por meio de rede de fibra óptica, as imagens das ruas serão transmitidas em alta velocidade e com fidelidade à Central do Olho Vivo, que será instalada no 4º BPM, onde serão visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas. Além disso, o programa contará com parceiros, responsáveis pela contratação de pessoal, já que os profissionais que irão operar as câmeras são civis, devidamente selecionados e treinados e coordenados por um policial militar.
Segundo o coronel Laércio dos Reis Gomes, “o Projeto Olho Vivo felizmente está aportando na cidade de Uberaba, com a possibilidade muito grande de muitos ganhos para as áreas onde especificamente será instalado o sistema”. Destacou a eficiência do modelo de vigilância, por parte da Polícia Militar, ao assinalar a alta tecnologia e com a utilização de recursos de última ponta, em termos de transmissão de dados. “Contaremos com o que há de melhor no mundo”, diz.
CRITÉRIOS TÉCNICOS - O projeto está fechado, a partir de análise da proposta inicial de oito anos atrás, sendo atualizada a distribuição dos equipamentos. “Está sendo iniciado, por parte da Polícia Militar, através da Diretoria de Tecnologia de Sistemas, o processo licitatório. Conforme o cronograma estabelecido, pela Secretaria de Estado de Defesa Social, em conjunto com a PMMG, com o edital lançado em breve, a partir de janeiro nós teremos a efetiva instalação das câmeras e da fibra ótica. O governo do Estado vai custear com exclusividade a instalação do Olho Vivo em Uberaba”, acentuou, ao observar que os locais beneficiados foram previamente definidos, por critérios técnicos, em locais de maior concentração de comércio de maior circulação de pessoas, de bens patrimoniais, veículos etc... “Tudo foi elaborado para que nós possamos proporcionar maior segurança para a sociedade uberabense”, afirmou.
Para se ter uma ideia da importância do Olho Vivo, vale citar que, seu acionamento reduziu em 55% o volume de crimes violentos na região central da cidade de Governador Valadares, na região Leste do Estado, onde também foi instalado sistema com 54 câmeras, sendo 44 no Centro, e as outras dez, distribuídas em um bairro. O termo crimes violentos engloba sete modalidades: homicídio (tentado e consumado), roubo (tentado e consumado), sequestro ou cárcere privado e estupro.
PROJETO NATAL ENCANTO E LUZ – De outra parte, o Cel PM Laércio dos Reis Gomes disse que, com o apoio de empresas e entidades, dentre elas a CDL, a 5ª RPM planeja realizar um grande evento festivo para enriquecer a programação natalina da cidade. Incluirá apresentação de uma orquestra sinfônica especial da cidade, integrada pela Banda da Polícia Militar, Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes da PMMG e a Orquestra Filarmônica do Colégio Dr. José Ferreira, bem como apresentações com cânticos típicos natalinos com crianças, além de outros números especiais. “A finalidade é oferecer para a população uberabense, um momento especial de lazer, recreação e festividade para o final de ano”, disse o comandante.
Fúlvio Ferreira agradeceu ao Comando Regional da Polícia Militar, através do coronel Laércio dos Reis Gomes, por prestigiar a CDL com informações extremamente pertinentes ao comércio, quais sejam a implementação do Olho Vivo que “trará segurança para todos nós” e, por fim, de incluir a entidade como parceira na programação de Natal, para o dirigente lojista, trata-se de “um evento positivo e valoroso para toda comunidade”, finalizou.