A prefeitura de Uberaba começa efetivamente a definir os rumos para construção do novo centro administrativo que vai abrigar toda a estrutura do governo municipal em um só lugar. O edital publicado quarta-feira (6) no jornal oficial Porta Voz é o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para modelagem da nova estrutura da prefeitura. O documento se destina a atrair empresas capazes de realizar todos os estudos técnicos necessários ao projeto que será executado em regime de parceria público-privada (PPP). As empresas interessadas têm a data limite de 21 de agosto para se cadastrarem. Esse anúncio foi feito no mesmo dia em reunião entre o prefeito, secretários, vereadores e membros do G9 para explicar o edital e as PPPs propostas.
O centro administrativo atual não atende todas as necessidades do município e ainda existe uma questão judicial que precisa ser resolvida. O imóvel foi desapropriado em 1999 e não foi pago que cobra na Justiça mais de R$ 30 milhões. De acordo com o superintendente de Projetos e Captação de Recursos, Glauber Fachinelli, há necessidade de um prédio mais moderno e com possibilidade de usar novas tecnologias. A expectativa é de atrair grandes empresas nessa fase e o melhor estudo apresentado servirá de base para o processo licitatório.
O último prazo para entrega dos estudos é 19 de dezembro até 18 horas. “Precisamos de bons projetos, com economicidade, sustentabilidade e com possibilidade do uso de tecnologias capazes de melhorar o serviço público”, afirmou Fachinelli. Na reunião ficou acertada ainda a inclusão de empresas de Uberaba junto às empresas que se propuserem a participar da parceria, uma reivindicação do G9.
Estudo técnico vai definir local - O prefeito Paulo Piau disse que um estudo técnico de uma empresa especializada em urbanismo vai definir a melhor opção para construção do novo centro, levando em consideração o atendimento à população e um novo eixo de desenvolvimento para a cidade. “Essa deve ser uma questão técnica, sem interesses que não sejam os de Uberaba, portanto, um estudo vai nos ajudar a definir tecnicamente o local”, disse o prefeito. Piau ressaltou que a construção não será feita com dinheiro público, mas com recursos da PPP. O prefeito revelou ainda a inclusão no PMI de três pontos de atendimento ao cidadão em macrorregiões da cidade para facilitar o atendimento.
No edital há detalhamento de todas as instalações necessárias ao novo centro administrativo e também de toda a infraestrutura tecnológica necessária ao funcionamento. O edital pode ser acessado no www.uberaba.mg.gov.br
A possibilidade de reservar uma área no local para inclusão da Câmara Municipal no novo centro administrativo animou o presidente Elmar Goulart. Segundo ele, a iniciativa do novo centro administrativo, por meio de PPP, é uma revolução para a cidade de Uberaba. “Eu acho fundamental, pois hoje o poder público, principalmente o legislativo, não tem condição de assumir responsabilidade de construção. A inclusão da Câmara é benéfica para toda a comunidade”, disse.
....
Fonte: Jornalista Reginaldo Cangussu / Comunicação PMU
Foto: Enerson Cleiton/PMU