Por Lúcio Castellano
A Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, mantenedora da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, entidade fundada há mais de 50 anos em Uberaba (MG), que tem como missão promover e executar a assistência social e educacional (ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária e ao mercado de trabalho) de pessoas com deficiência auditiva e distúrbios de fala, e seus familiares, está promovendo o I Seminário Nacional de Educação de Surdos – Desafios e Possibilidades.
O evento será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, com o intuito de ampliar os conhecimentos teóricos dos profissionais da área, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino para surdos. Estudantes, intérpretes de Libras, profissionais das áreas da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, comunidade surda e interessados pelo tema poderão fazer as suas inscrições através do site www.escoladulce.org.br/seminario. Os valores são R$ 20,00 para os estudantes e pessoas acima de 60 anos e R$ 40,00 para os demais interessados.
“A expectativa é recebermos profissionais, estudantes e comunidades de diversos lugares do país. O objetivo é fazermos deste Seminário uma referência nacional. Estamos evoluindo a cada dia na organização deste projeto para que este propósito seja realizado”, afirma a gestora pedagógica Vivian Zerbinatti da F. Kikuichi. “O número de inscritos no seminário está crescendo a cada dia e a tendência é crescer cada vez mais. A nossa previsão é para 500 pessoas inscritas, fora os visitantes que passarão pelo local do evento”, disse a gestora administrativa Ivone de Castro Massa.
A Escola para Surdos Dulce de Oliveira emitirá certificado de conclusão de aprendizado social, com carga horária de 20 horas para todos os participantes do evento. Lembrando que o valor da inscrição é simbólico, e será convertido a favor da Associação. Maiores informações através do telefone: (34) 3336-5319.

Encontro semanal dos organizadores do evento, professora Vivian Zerbinatti à esquerda; o presidente da Associação, Irizon Amaral de Arantes e à direita, Ivone de Castro Massa