Por Lúcio Castellano - 11h
[caption id="attachment_5607" align="alignleft" width="300" caption="Fúlvio: "Uberabense é bom pagador""]
Enquanto o índice de inadimplência dos consumidores no País, no acumulado do ano (janeiro a agosto), apresentou o crescimento da inadimplência de 23,4% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com informações divulgadas pela Serasa Experian, em Uberaba, o percentual ficou em 1,88%, de acordo com os dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
Em contrapartida, os registros por emissão de cheques devolvidos apresentou queda de (-22,87%), nos primeiros oito meses do ano, em comparação a igual período de 2010.
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, disse que o mês de agosto foi positivo para o comércio lojista, com as vendas do Dia dos Pais atingindo crescimento da ordem de 10% e que, a partir de setembro, os lojistas começam a preparar estoques para as vendas de final de ano. O dirigente lojista, de outra parte, avaliou que a redução da Selic foi bom para o mercado. "Acreditamos que deva se refletir para o consumidor nos próximos dois meses", diz.
Sobre o uberabense demonstrar ser bom pagador, Fúlvio enfatizou que o cliente está "mais maduro", sabendo comprar, avaliando preços e prazos e a sua capacidade individual de endividamento. Por outro lado, disse Fúlvio, o vendedor deixou de ser um "empurrador de mercadorias" passando a ser um "consultor de venda".
Por fim, ele destacou também as ações que o SPC Uberaba desenvolve junto aos lojistas no sentido de incentivá-los a consutar o serviço, checar dados e cruzar informações, sempre.