O movimento do comércio lojista no período de janeiro a agosto apresentou uma ligeira melhora em relação a igual período do ano passado, aponta balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (05), o volume de consultas ao sistema atingiu 0,42% positivo.
De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, o resultado mostra recuperação que o comércio varejista em geral aguardava desde o final do semestre anterior. “Reflete que a economia começa aquecer. O primeiro semestre foi um pouco aquém”, diz.
Ainda segundo ele, esse aumento nas informações prestadas pelo SPC Uberaba, é um indicativo de que as vendas começaram a crescer no segundo semestre. Disse estar “bem otimista” como deverá ser o fechamento das vendas anuais, em dezembro, período em que, tradicionalmente, são esperados percentuais maiores nos níveis de comercialização do setor, diante da proximidade do Natal.
Inadimplência
Miguel Faria, de outra parte, considerou “uma ótima notícia” outro dado significativo, ou seja, o registro de SPC com queda de (-) 24,75% , também em relação aos oito primeiros meses do ano. “É reflexo da preocupação do consumidor não deixar o nome ser incluído na lista de inadimplentes do SPC”, diz.
Também quanto ao registro de cheques devolvidos, Miguel Faria da mesma forma qualificou como “resultado favorável”, pois teve redução de (-) 8,72%, no comparativo dos períodos janeiro-agosto/13 x janeiro-agosto/12. “Os consumidores estão preocupados, ainda, em não pagar juros e, com a economia estabilizada, tendem a ficar mais pontuais com os pagamentos”, completou.