O primeiro vice-presidente Orlando Geraldo da Silva, representou a CDL Uberaba O primeiro vice-presidente Orlando Geraldo da Silva representou a CDL Uberaba, na Audiência Pública
Representantes de várias cidades defendem integração dos municípios da região.

Dando prosseguimento ao debate sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo, os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estiveram em Uberaba na tarde desta segunda-feira (20/5/13). Foi a segunda audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, da deputada Liza Prado (PSB), que originalmente cria a Região Metropolitana de Uberlândia. Na parte da manhã, a cidade vizinha de Uberlândia recebeu o debate sobre o tema.

O encontro nas duas cidades foi motivado pela deputada Liza Prado a partir da tramitação do PLC 32/12. Pelo projeto, a região seria formada por nove cidades, a maior delas Uberlândia, com 620 mil habitantes. Mas a ideia é que outros municípios também façam parte, entre eles Uberaba, com mais de 300 mil moradores. Além delas, estão no projeto original Araguari, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Veríssimo, Campo Florido, Tupaciguara e Canápolis.

No encontro em Uberaba, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou a importância de discutir esse projeto com a sociedade do Triângulo. “Sei que isso é algo muito caro para vocês. O Triângulo é a pérola do Estado de Minas Gerais e ela deve ser tratada com muito carinho e esmero por todos nós”, afirmou.

O consultor da ALMG, Alexandre Bossi, explicou os pré-requisitos necessários para instituir regiões metropolitanas, entre eles a existência da chamada mancha urbana, com municípios interligados (conurbação), e um parecer técnico para subsidiar a decisão de criação de uma região metropolitana.

A autora do requerimento para o debate, deputada Liza Prado, defendeu o desenvolvimento da região e disse que a população quer um retorno maior do Estado porque, segundo ela, a região contribui muito e recebe pouco. “O que nos une são as questões econômicas e sociais”, ponderou, ao destacar o sentimento de integração para a região.

Políticos cobram fortalecimento da região

A audiência pública em Uberaba motivou a presença de representantes das prefeituras de Monte Carmelo, Pirajuba, Pedrinópolis, Ibiá, Araxá, Conceição das Alagoas, Santa Juliana, Veríssimo, Delta, Campo Florido, Tapira, Fronteira, Comendador Gomes e Frutal.

A mobilização se justifica já que, na opinião do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o Estado já está atrasado, com apenas duas regiões metropolitanas. Como exemplo, citou que Sergipe tem 14 regiões metropolitanas e Santa Catarina, dez. O prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, também destacou a importância do debate neste momento e do empenho para a criação da região metropolitana.

O deputado Antônio Lerin (PSB) ressaltou que é preciso criar uma agência para cuidar da macrorregião do Triângulo, e que todos os deputados da ALMG estão empenhados na construção dessa região. Ele lembrou que ninguém faz nada sozinho e, por isso, pediu o apoio dos vereadores para mobilizar os municípios onde o debate ainda será feito. “Temos que unir nossas forças políticas para trazer os recursos de que nossa região tanto precisa”, afirmou.

Já o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) destacou a importância do projeto de integração das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Hoje nós temos o momento ideal para lançar este projeto”, afirmou. “Estamos aqui para cobrar ações, e o que precisamos é buscar nas nossas lideranças aquilo que é importante para a região”, completou.

Assim como em Uberlândia, também participaram da reunião em Uberaba os deputados Adelmo Carneiro Leão e Elismar Prado, ambos do PT.

Texto: Site ALMG

Foto: Lúcio Castellano

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.