Por Lúcio Castellano

Uberaba vai sediar no próximo dia 03 de dezembro, das 9h às 12h, no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ubeaba), o 1º Fórum Regional de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, com a presença da secretária estadual Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico) e do superintendente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Minas Gerais, Fernando Passalio.

O evento é uma promoção conjunta que reúne CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Aciu, Sebrae Minas, Sistema Femg, Prefeitura de Uberaba e Câmara Municipal de Uberaba, através da Comissão Permanente das Micro e Pequenas Empresas, presidida pelo vereador vereador Samuel Pereira.

De acordo com o vereador, o Fórum abordará temas como comércio exterior, formação e capacitação empreendedora, investimento e financiamento de créditos, qualificação e inovação, racionalização legal e burocrática, entre outros. Aproveitando a ocasião do Fórum, em que estarão presentes a secretária Dorothea Werneck e o superintendente Fernando Passaglia, o parlamentar entregará o Título de Cidadania Uberabense a ambos.

Importância das MPEs - As pequenas e médias empresas (MPEs) são fundamentais para promover o crescimento econômico, criar empregos e renda e melhorar as condições de vida da população. Os indicadores desse segmento empresarial demonstram sua importância na economia, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

A contribuição dessas empresas é reconhecida principalmente na capilaridade que estes negócios propiciam e na absorção de mão de obra, inclusive aquela com maior dificuldade de inserção no mercado, como jovens em busca pelo primeiro emprego e as pessoas com mais de 40 anos. As pequenas empresas também são capazes de dinamizar a economia dos municípios e bairros das grandes metrópoles.

Segundo dados mais recentes do IBGE, as MPEs representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país. A maior parte dos negócios estão localizados na região Sudeste (com quase 3 milhões de empresas) e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.