Por Lúcio Castellano Megaevento com programação ininterrupta, de 24 horas, acontece sexta-feira e sábado próximos, na sede da CDL, numa realização do IFTM, em parceria com a entidade e apoio da Prefeitura de Uberaba/Parque Tecnológico 

 

Uberaba vai receber, nos dias 22 e 23 de junho, o “HACKATHON DO VAREJO”evento realizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico em parceria com a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e com apoio da Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo/Parque Tecnológico de Uberaba. O Hackathon do Varejo buscará soluções para demandas reais, que serão propostas por empresários varejistas locais e desenvolvidas por alunos do Curso Engenharia de Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição de ensino superior.

Rotina comum em startups desde seu surgimento, no ano de 1999, os Hackathons, ou HackDays, vêm se popularizando como uma evolução natural do brainstorming não só nos negócios de tecnologia. Muitas empresas vêm adotando essa estratégia como uma ferramenta de busca por soluções criativas para problemas tecnológicos de uma forma rápida e inovadora, com uma força de profissionais qualificados completamente engajados no desenvolvimento proposto.

“Nosso objetivo ao realizar o evento é proporcionar aos nossos alunos uma experiência inovadora de concepção e desenvolvimento de software para um problema real de forma imersiva e interativa, com uma metodologia ativa de aprendizado, que os prepare para o mundo do trabalho”, expôs a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Daniela Resende Silva Orbolato, ao acrescentar que o Hackathon do Varejo será um evento no formato de HackDay -  alunos com perfil de programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software se reúnem numa maratona de trabalho de 24 horas com o objetivo de criar soluções específicas para um desafio. Os softwares desenvolvidos pelos competidores serão apresentados a uma banca de jurados, que apontarão um vencedor.

O público estimado nesse evento é de, aproximadamente, 70 pessoas, entre competidores, mentores, jurados, organizadores e apoiadores.

Para a idealização dessa maratona intensiva de programação, o grupo de trabalho do IFTM – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico seguiu uma demanda de mercado para fazer com que seus alunos soubessem o que é participar de uma atividade que, hoje em dia, é muito utilizada pelas empresas para a seleção de pessoas na área de tecnologia da informação e, também, por empresas que querem desenvolver soluções inovadoras rapidamente.

O Parque Tecnológico de Uberaba propiciou o contato do IFTM com a CDL que encontrou um ambiente extremamente receptivo para que possa desenvolver esse projeto em parceria. “Os alunos vão participar e terão todo apoio e estrutura necessária. A CDL vai nos entregar um problema a ser resolvido. Para nós é excelente. É uma aplicação do mundo real para que os nossos alunos tenham contato com problemas que eles vão ter daqui a alguns dias, quando estiverem no mercado de trabalho”, disse a coordenadora.

A programação ininterrupta, de 24 horas, terá início às 19h do dia 22 de junho, sexta-feira, e termina, no dia seguinte, às 19h, virando a noite. No final, os alunos vão apresentar suas soluções para uma banca que escolherá os melhores trabalhos desenvolvidos. Aos primeiros colocados (1°, 2° e 3° lugares), além de receberem medalhas e troféus, será feita uma premiação em dinheiro. Alunos de todas as turmas do curso participam. Os formandos estão envolvidos na organização, enquanto os alunos dos demais períodos participam para apreender como funciona o Hackathon e enriquecer seus currículos.

O diretor Geral do Campus Uberaba, Marcelo Ponciano da Silva, enalteceu a iniciativa da CDL em abrir as portas de sua sede para acolher o evento. Destacou, ainda, que o local registra a história do comércio de Uberaba, através de um memorial. Para o IFTM, ainda segundo ele, essa parceria com a entidade empresarial é uma oportunidade muito grande. E assinalou: “Nós temos, sem dúvida, a missão de fazer com que a tecnologia e o avanço tecnológico cheguem para os nossos alunos. Nossa instituição quer propor soluções para a nossa sociedade. Às vezes aprendemos com o passado e caminhamos para o futuro. Eis, portanto, a finalidade de que os nossos alunos possam caminhar para o futuro juntos com a nossa parceira, a CDL e seus associados”.

De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, para a entidade a promoção significa assumir que o futuro já chegou. “O empresário que não se atualizar com as novas tecnologias disponibilizadas vai perecer o seu negócio no mercado. É uma satisfação muito grande para a CDL Uberaba que será a primeira CDL do Brasil a co-realizar um Hackathon voltado exatamente para o varejo. A nossa expectativa é de que seja apresentada uma solução especialmente para os pequenos varejistas que não têm condições de fazer grandes investimentos em tecnologia”, completou o dirigente lojista, ao agradecer à gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, por ter feito a interface entre a iniciativa privada, representada pela CDL, e a instituição acadêmica, ou seja, para que a extensão universitária funcione como tem que funcionar: saindo dos campi e vindo até o varejo.

Os detalhes para a realização do Hackathon foram completados durante reunião realizada na sede da CDL, com a presença, ainda, dos professores Camilo de Léllis Tosta Paulo e Lídia Bononi Paiva Tomaz; dos alunos Filipe Antônio Alves da Silva e Kelvin Henrique Matias Ferreira.  E pela CDL, o gerente Executivo, Iovaldo Basílio, e de José Adriano Pereira, colaborador da entidade.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.