Por Lúcio Castellano

Favorecida pela recuperação da massa salarial e do alongamento nos prazos do crediário, a inadimplência continua em processo de queda em Uberaba, de acordo com percentuais do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Ao divulgar o relatório do SPC, referente ao primeiro quadrimestre de 2010, o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, observou que o resultado é “extremamente positivo”. Ainda, segundo ele, confirma as expectativas do setor lojista desde o final do ano passado. Os registros recebidos [carnês em atraso] apresentaram queda de 18,69%, enquanto os registros cancelados [carnês quitados e/ou renegociados] registraram alta de 10,20%, na mesma comparação entre períodos janeiro-abril 2010/janeiro-abril 2009). Da mesma forma, os registros por cheques devolvidos recuaram 24,08%. Quanto ao cancelamento de registros motivados por cheques sem provisão de fundos, teve crescimento de 8,73%. “Os percentuais do SPC Uberaba, nesse primeiro quadrimestre, espelham a movimentação comercial de Uberaba que tem mudado muito, especialmente na questão cultural, isto é, dos cuidados do consumidor não ter o nome incluído nos cadastros do serviço. Notamos, pelos dados apurados, ter crescido a quantidade de pessoas que buscam as lojas onde deviam para quitar débitos antigos e, assim, voltarem a ser adimplentes. E, do outro lado da história, cada vez mais, consumidores pagam as contas em dia, indicando que o SPC tem recebido menos registros de inadimplentes, por parte do comércio”, comentou Fúlvio. De outra parte, o dirigente lojista destacou que as pessoas têm utilizado mais o cheque e que voltou a ser muito bem aceito em todo comércio. Neste ponto, a CDL Uberaba oferece aos empresários o “Garantia de Cheque”, muito procurado e pelo qual obtém-se uma resolução rápida nos recebimentos eventualmente pendentes. “A loja vende. Entra no Garantia de Cheque. Se um cheque voltar, estando dentro do contrato, a CDL garante o recebimento. É um fator que contribui para que o cheque volte a ser muito utilizado e bem recebido pelo comércio uberabense”, diz Os interessados pelo “Garantia de Cheque” podem entrar em contato com a CDL, pelo fone 3319-4400.

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