Por Lúcio Castellano - Fonte: Vanessa Braga/Assessoria de Imprensa

Evento gratuito, organizado pelo Sebrae Minas e parceiros, terá palestras de Angela Hirata e Rita Mundim. A CDL Uberaba é uma das entidades apoiadoras do congresso 

O 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino vai acontecer nesta terça-feira, o dia 7 de novembro, no Centro de Eventos da ABCZ, em Uberaba. O objetivo é inspirar e conectar mulheres que desejam investir em seu potencial empreendedor. O evento é uma iniciativa do Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, Sistema Ocemg, Sicoob Credimed e Prefeitura de Uberaba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

De acordo com levantamento do Sebrae com base em dados do IBGE (do terceiro trimestre de 2022) existem 10,3 milhões de mulheres donas de negócio no Brasil, o que representa 34,4% do total de donos de negócios do País. De olho nesse cenário e visando estimular cada vez mais esse público, o 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino pretende reunir mil mulheres e terá a presença de palestrantes conhecidas nacionalmente, além de painéis com cases de sucesso de cidades da região. Essas mulheres vão compartilhar suas histórias e falar sobre protagonismo, carreira e comportamento empreendedor.

“As mulheres estão avançando e demarcando seu espaço no mundo dos negócios, queremos criar um ambiente em que as empreendedoras possam trocar experiências, debater ações práticas, desenvolver estratégias no ambiente dos negócios, fortalecendo, assim, a economia e a sociedade”, destaca a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.

Uma das palestras mais aguardadas é da ex-diretora de comércio exterior da Alpargatas SA, Angela Hirata. Ela é responsável por popularizar as ‘Havaianas’ no mercado internacional. Em apenas três anos, a executiva levou a empresa a exportar para cinco continentes em mais de 80 países, com a marca posicionada no prestigiado mercado de luxo.

O evento conta também com a economista e comentarista da Radio Itatiaia, Rita Mundim. Além de trazer um panorama sobre os aspectos econômicos mundiais e seus impactos para o setor, a economista vai debater sobre cooperativismo.

O encerramento ficará por conta da Dupla Aninha Mendes e Patrícia, de Uberaba. As cantoras vão falar sobre a trajetória delas na música, das oportunidades e dificuldades que tiveram que enfrentar para se estabelecerem no mercado. Em seguida elas cantam grandes sucessos para animar o encontro.

Estímulo ao empreendedorismo feminino

Segundo a pesquisa Mulheres Empreendedoras, do Sebrae Minas, mais da metade (53%) das entrevistadas tiveram contato com uma dona de negócio que serviu de inspiração ou influenciou no desejo de abrir o próprio negócio, e 40% têm uma rede de contato com outras mulheres empreendedoras. Além disso, 84% afirmaram que dariam preferência a contratar mulheres para a sua empresa.

Visando apoiar e estimular as mulheres a empreender, o Sebrae Minas oferece o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. A iniciativa contempla diversas ações para fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres, aumentando a probabilidade de sucesso dos negócios liderados por elas. Por meio do programa, são oferecidas capacitações, oficinas, palestras e consultorias, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências, além da troca de conhecimentos e conexões.

O 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), ABCZ, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Força Feminina, Hinode, Senac, Sala Mineira do Empreendedor, Parque Tecnológico e do Clube Moeda de Troca.

SERVIÇO

1º Congresso de Empreendedorismo Feminino

Data: 7 de novembro

Horário: 17h30 às 21h30

Local: Centro de Eventos da ABCZ - Avenida Barão do Rio Branco, 1717

Inscrições pelo link.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Vanessa Braga – (34) 99903 8603



Gostou? Compartilhe nas redes sociais.