Por Lúcio Castellano

spcO comércio local registrou, em janeiro, um período favorável, diante do índice de inadimplência medido pela entrada e saída de carnês e cheques no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (10) pelo presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, a queda em relação a janeiro de 2009 foi de (-) 20,24% no volume de novos registros de inadimplentes e de (-) 11,70%, no número de cheques sem pagamento. Quanto às consultas, o balanço apontou percentual estável, ao longo do primeiro mês de 2010. Também a corrida para excluir o nome da lista de devedores do SPC Uberaba superou as expectativas, pois houve um incremento de 7,10% na exclusão de registros no mês passado no cadastro do órgão.

Quanto a cheques, em janeiro último, os cancelamentos de registros aumentaram 8,80%. Muitos devedores aproveitaram os recursos extras do final do ano, como o 13º salário, e a renegociação de dívidas promovidas pelas empresas nos últimos meses do ano, para quitar o que deviam. O movimento registrado pelo SPC Uberaba de busca pela quitação das dívidas também aconteceu no País.

Segundo Fúlvio Ferreira, os índices apurados em janeiro vieram demonstrar que o consumidor está muito mais atento e preocupado em não deixar o nome ir para os registros de inclusões do SPC. “Importante também é podermos constatar a preocupação daqueles clientes que, por um motivo ou outro, tiveram algum problema com atraso de contas, porém não mediram esforços para deixarem o banco de dados do SPC”, diz.

De outra parte, o presidente da CDL Uberaba disse que os usuários do SPC Uberaba têm feito, cada vez mais, consultas antes de concretizar vendas, isto é, através do máximo de cruzamento de informações cadastrais para, assim, fechar uma boa comercialização. “É isso, exatamente, que nós temos incentivado. Que o comerciante consulte sempre o SPC. Temos, ainda, proporcionado cursos de análise e de concessão de crédito. São mecanismos focados efetivação bons negócios. Nossa preocupação não é apenas na venda mas, também, a garantia no recebimento futuro desses créditos”, finaliza.

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