Por Lúcio Castellano

A região do Triângulo congrega 16 CDLs ao todo e contou com a presença de 13 entidades no treinamento com mais de 50 representantes da localidade.

Representantes das CDLs do Triângulo se reuniram, em Uberlândia, nos dias 25 e 26 de julho, para mais um treinamento na sequência dos Seminários Regionais 2018. O evento contou com mais de 50 participantes, sendo 13 CDLs e autoridades políticas e sociais da região. As entidades presentes foram: Araguari, Conceição das Alagoas, Frutal, Itapagipe, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Sacramento, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia. Também marcaram presença vereadores, secretários de desenvolvimento das cidades de Araguari e Santa Vitória, a gerente da unidade do Sebrae na região – Fabiana Queiroz; o gerente geral do BMDG – Rodrigo Teixeira, o presidente do Observatório Social no Brasil – Ney Ribas e o superintendente da SEEDIF, Fernando Passalio.

O evento teve início com a fala do presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo, que destacou a importância das entidades entenderem que política faz parte da estratégia do nosso negócio. “Temos que ser referência e atuar nas decisões do nosso município, principalmente em questões que envolvam nossos associados”, diz Cícero.

Na sequência, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, explicou o que é e como funciona um OS, que é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Na oportunidade, Ribas informou que foi lançada no dia 23 de julho, em BH, a Unidade Administrativa do Observatório Social do Brasil em Minas Gerais, com a finalidade de ampliar a rede da instituição, atuando em favor da transparência e do controle social das contas públicas em municípios mineiros.  “O Estado de Minas Gerais será o pioneiro nessa estratégia de expansão do Sistema OSB”, diz o presidente do OSB.

Em Minas os Observatórios Sociais (OSs) já estão em operação nas cidades de Divinópolis, Itabira, Montes Claros, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Sete Lagoas e Uberlândia.

Quer um Observatório Social na sua cidade? Clique aqui para registrar seu interesse junto à Rede OSB.  

Ainda na parte da manhã do dia 25, empresários e convidados da CDL Uberlândia, tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o consultor, Marcos Lima, sobre a importância das Políticas Públicas (PP) para o desenvolvimento do município e varejo. O objetivo é disseminar o impacto de uma agenda efetiva de PP que esteja sintonizada com a realidade local e seja ferramenta para a promoção de transformações positivas no setor de comércio e serviços e da sociedade que acolhe o setor. Para essa transformação é imprescindível que aja mobilização das lideranças empresariais e materializar-se em um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas pelo poder público municipal, estadual ou da união com a parceria de agentes políticos, comunitários e empresariais da localidade. Durante a palestra vários exemplos de Políticas Públicas setoriais são citados como: segurança pública, educação empreendedora, transporte, agronegócio e em temas específicos para o varejo.  Destacamos as dificuldades e facilidades para a criação destas políticas para implementação diante dos desafios no Brasil e nos estados.

Programação técnica

Iniciando o Seminário, o vice-presidente da Federação na região, e presidente da CDL Araguari, Cristiano Ferreira, deu as boas-vindas e reforçou a importância destes encontros que visam o fortalecimento das entidades e a troca de experiências. Também estiveram presentes os diretores da FCDL-MG, Fúlvio Ferreira e Humberto Jardim.

Na oportunidade, a gestora de negócios do Sebrae na região, Fabiana Queiroz, ressaltou a importância de iniciativas que estimulem o diálogo com os agentes de desenvolvimento local com o empresariado para criar programas que gerem benefícios para a comunidade e para o comércio. O Sebrae é um grande parceiro e apoiador das CDLs no estado.

A primeira parte do treinamento com as CDLs da região, no dia 25/07, foi sob o comando do Conselho Estadual do SPC de MG, com as profissionais, Adilsa Barbosa e Debora Caroliny. Elas apresentaram a plataforma de Gestão do SPC Recomenda, os produtos SPC Conciliador, SPC Message e o Ciclo de Negócios do SPC Brasil. A tarde, o consultor e especialista em vendas, Willian Caldas, fez um trabalho específico com as entidades, ensinando-as a trabalharem cada produto com diferentes estratégias e abordagens de venda junto aos clientes, principalmente com os produtos do SPC Brasil.

No segundo dia (26/07) a Federação trouxe assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos. Uma maneira da CDL participar e contribuir com as iniciativas públicas de interesse do comércio e a identificação das necessidades dos associados. A oficina de Políticas Públicas foi conduzida pelo professor e especialista, Marcos Lima, pós-doutor em gestão e mestre em administração de empresas, além de economista e consultor do Instituto de avaliação e gestão e educação (IAGEE).

Marcos, apresentou conceitos e explicou como as entidades podem estruturar, localmente, um plano de ação com projetos e iniciativas de Políticas Públicas para o varejo da região e município.

Seminários Regionais 2018

 

O projeto consiste em treinamentos itinerantes que fortaleçam a atuação institucional e comercial das entidades, gerando força de vendas e aumentando a rede de associados.

Pelo 4º ano consecutivo o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) promovem os Seminários Regionais que tem por objetivo, contribuir para o desenvolvimento das CDLs preparando-as para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia.

Neste ano, o Conselho Estadual do SPC irá capacitar as entidades focando em produtos do SPC Brasil que impactam no comércio. Já a Federação irá priorizar em sua programação assuntos relacionados ao diálogo com órgãos públicos e agentes de desenvolvimento local, para que a CDL contribua com as iniciativas públicas de interesse do varejo.

A proposta do projeto é realizar treinamentos práticos que auxiliem a melhoria dos processos de gestão e representatividade das CDLs mineiras em prol do varejo do estado, principalmente das micro e pequenos empresas.

 Fonte: Portal FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.