Por Lúcio Castellano

Para CDL, retomada econômica, abertura de novos empregos e iluminação de Natal na cidade fazem vendas crescerem na primeira quinzena de dezembro

Em função de um novo momento positivo na economia do País, de acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, o volume de registros de novos devedores no varejo uberabense apresentou queda, em novembro, de (-) 9,28%, em relação ao mesmo período do ano passado. “Essa redução quer dizer que mais consumidores estão pagando em dia suas contas”, diz.

Outro ponto interessante, na avaliação do dirigente lojista, refere-se ao cancelamento de registros de inadimplentes junto ao SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito). A apuração foi de crescimento (+) 5,6% na quantidade de consumidores que estavam negativados, quitaram dívidas e voltaram a ter acesso ao crédito no comércio.

Crema disse que, além dos sinais de retomada da economia e a queda no desemprego, no caso de Uberaba, para se alcançar esses indicadores levantados pelo SPC, ele destaca a geração de novos empregos com a chegada de grandes empresas, bem como a liberação de recursos de contas inativas do Fundo de Garantia e a liberação da primeira parcela do 13º salário.

“A primeira quinzena de novembro é muito importante para que o comércio projete o que poderá ser a movimentação de vendas em dezembro”, expôs Crema, ao assinalar que, a partir da adoção do horário estendido de funcionamento das lojas, houve um incremento de 5% a 6% nas vendas, diante de igual quinzena do ano passado. Quando o comparativo dos primeiros 15 dias deste mês é feito sobre o desempenho do mês passado, diz que pode alcançar perto de 50% a mais nas vendas do varejo local.

Segundo ele também a iluminação natalina da cidade que considera “muito bonita”, tanto de praças quanto de ruas comerciais e, ainda, o Parque Fernando Costa, cuja somação de esforços da Prefeitura, ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e parceiros, proporciona que o consumidor permaneça mais tempo nas áreas comerciais e, assim, compra mais. “Vivemos um período muito importante e muito positivo para o comércio de nossa cidade”, completa Crema.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.