Por Lúcio Castellano
As consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo de atividade no comércio, voltaram a crescer levemente no mês de outubro. Embora a alta verificada seja de 2,60% na comparação com setembro último, a movimentação ficou estável, em relação a outubro de 2013, o mesmo comparativamente ao acumulado dos dez primeiros meses do ano. Os dados são do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), órgão mantido, em parceria, pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
O número de pessoas incluídas no SPC Uberaba subiu 49,23% em outubro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano passado. O número, no entanto, é menor, se comparado o acumulado de janeiro até outubro deste ano com o mesmo período de 2013, que segundo o presidente da CDL, Miguel Faria, registrou queda de (-) 4,68% nas inclusões de novos inadimplentes no sistema.
“O consumidor uberabense zela pelo nome e, assim, procura sempre estar adimplente no mercado. Nesta situação, consegue fazer melhor negócio. É fundamental que o comerciante faça um cadastro positivo para que cada vez mais concretize vendas com segurannça e garantia de recebimento”, diz.
Em paralelo, os dados de exclusão do SPC registram para Uberaba, um dado expressivo, ou seja, de crescimento de 42,86%, isto é, mais pessoas saíram do endividamento em outubro deste ano, diante do apurado no mês anterior. Também foi positivo no comparativo outubro-14 com outubro-13, com alta de 18,59%, com mais consumidores reabilitando crédito para voltar às compras, especialmente para o período do Natal. No entanto, na comparação do acumulado de janeiro até outubro, de 2014 e 2013, houve uma diminuição de (-) 17,22%.
Para o dirigente lojista, o consumidor precisa se controlar no momento em que faz as compras, principalmente com prazos menores. Observa que os juros cobrados pelos bancos e cartões de créditos são muito altos, o que dificulta o pagamento do consumidor. Após retração acumulada nos três trimestres deste ano, o varejo tem a expectativa de que nos próximos meses a atividade no comércio volte a apresentar índices melhores em função das festas de fim de ano. O período é marcado pelas contratações temporárias, pagamento de 13º salário e abono salarial.
Clima de Natal
De outra parte, os produtos natalinos já estão expostos nas lojas e deixaram a impressão de que o Natal chegou mais cedo em 2014. Também está em plena realização a Campanha Natal FelizCidade”, realizada pela CDL e Aciu, até dezembro, com a distribuição de centenas de prêmios instantâneos, além do sorteio de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e um carro zero quilômetro.
A celebração da data mais importante do ano, principalmente para o comércio, impulsiona as vendas no período. A expectativa da CDL Uberaba é que as vendas natalinas cresçam de 3% a 5%, sobre o movimento alcançado em 2013. Confirmando-se essa margem projetada, Miguel Faria entende que assim será possível fechar o ano “de forma positiva”. E acentua: “2014 foi um ano muito atípico, com Copa do Mundo e eleições em dois turnos e que veio atrapalhar a atividade comercial e a área econômica como um todo”.
Miguel Faria recomenda que o comerciante prepare com antecedência seu negócio para o final de ano. “É sempre importante criar diferenciais, tais como, vitrines, preços atrativos e, acima de tudo, treinar a equipe de atendimento. Esse é o momento para o comércio lojista fazer um Natal diferente e com crescimento de vendas”, expôs. Dirigindo-se ao consumidor, ele sugeriu antecipação nas compras de Natal, para evitar atropelos de última hora.
Quanto aos principais artigos comercializados neste Natal, Miguel Faria enumera brinquedos, confecções, joias, perfumes, eletroeletrônicos, entre outros. Acredita que o tíquete médio dos presentes possa variar entre R$ 80,00 e R$ 120,00.