Por Lúcio Castellano
As vendas do Natal de 2009 cresceram 10,5%, em Uberaba, em comparação com o registrado no mesmo período do ano passado. O anúncio foi feito na tarde de hoje 28 pelo presidente da CDL Uberaba, Fakher Azor Fakhouri (foto), ao observar que a movimentação positiva verificou-se nos diversos segmentos do varejo, com destaque para os de brinquedos, calçados, roupas, joalheria, eletrodomésticos, bijuterias, informática, entre outros. "Já previamos esse crescimento", diz.
Quanto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), segundo Fakher, o incremento nas informações chegou a 7,96%, também no comparativo entre os dias 1º e 24 de dezembro deste ano diante 2008. "Foram vendas a prazo. É outro ponto positivo, comprovando a demanda de crédito".
O saldo positivo do Natal, ainda de acordo com o dirigente lojista, reflete o maior número de parcelas dos crediários, redução do IPI para a linha branca, além de juros menores e preços dos produtos mais acessíveis aos consumidores.
Outra importante ferramenta para o lojista uberabense, na avaliação de Fakher, é a campanha "Natal presente na vida da gente", com a distribuição de prêmios instantâneos e o sorteio de dois carros, no próximo dia 08 de janeiro. "A campanha, de fato, fomentou as vendas. Lojistas que aderiram a promoção estão satisfeitos".
De outra parte, Fakher recomenda aos lojistas que aproveitem esses dias de troca de mercadorias para fazer novas vendas. Disse acreditar em boa demanda de roupas para a passagem de ano, especialmente nas cores branco, vermelho e amarelo.