Lúcio Castellano – MG 04052 JP

 

Miguel Faria1_foto Luiz Adolfo

As vendas natalinas ficaram dentro do esperado. Em torno de 5% de crescimento em relação a 2012. Informação foi dada nesta sexta-feira (27) pelo presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). “Isso só foi possível diante da movimentação de clientes registrada nos dias que antecederam ao Natal. Como sempre o brasileiro deixou suas compras para a última hora”, observou Miguel Faria. Foto L.Adolfo

O horário estendido – que é opcional para os comerciantes -- facilitou as compras. Porém, o dirigente lojista reconheceu que alguns varejistas preferiram não aderir preocupados com segurança pública. “Fechamos o ano com o pé direito. Foi um ano de altos e baixos. Mas, como no final do ano a inflação estava estabilizada, foi positivo o nosso fechamento de 2013”, diz.

De acordo ainda com a avaliação de Miguel Faria, o tíquete médio das compras de final de ano girou em torno de R$ 80 a R$ 120. Brinquedos, confecções, joias, bijuterias, relógios, perfumes, cosméticos, além de produtos eletroeletrônicos e de informática lideraram as vendas no comércio uberabense.

Atuação abrangente - A CDL Uberaba contabiliza cerca de 2 mil associados. Neste ano, a entidade fechou várias parcerias para movimentar o comércio ao longo do ano, além de disponibilizar para os integrantes do seu quadro associativo e funcionários cursos de capacitação e oficinas. Teve treinamentos e palestras na área empresarial com a participação e capacitação de centenas de profissionais. Com o Sebrae, por exemplo, realizou o Seminário de Varejo e o  Empretec. O evento Teatro Solidário arrecadou mais de 2 mil quilos de alimentos não perecíveis doados a instituições filantrópicas. Com a Prefeitura de Uberaba, foi desenvolvido trabalho conjunto para as comemorações das festas natalinas e de passagem de ano.

papai-noel

Agora no final do ano, foi concluída a segunda etapa do empreendimento Centro de Eventos CDL Hall, na Univerdecidade, com a próxima fase começando em janeiro. A CDL ofereceu vários produtos para os associados, tais como, a retomada da comercialização de planos da Unimed Uberaba, certificação digital a preços acessíveis, seguro pessoal e empresarial. E, para fechar o ano, a Campanha “3 Amores & Uma Paixão”, diferente de todas realizadas anteriormente. Com seis meses de duração, do final de novembro até junho do ano que vem. Inclui Natal, aniversário de Uberaba, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em parceria com a Aciu. Durante todos esses meses, serão realizados sorteios de motos, bicicletas, tablets, televisores e vários prêmios instantâneos nas seladinhas. No final da campanha, um Citroen, C3, zero quilômetro. Na foto, o Papai Noel da CDL e Aciu

Perspectivas - Depois de ressaltar a efetiva participação dos membros da Diretoria em todas as atividades da entidade, no primeiro ano de gestão, Miguel Faria assim projetou 2014 para o comércio lojista: “Pode ser um ano atípico. Teremos no Brasil eleições e Copa do Mundo. Ano de muita expectativa e de cautela para o segmento empresarial”. Segundo o presidente da CDL Uberaba se espera que eventos como a Copa do Mundo possa dar um salto positivo ao município, principalmente nos segmentos que contemplam o turismo. Ele ainda lembra que cada vez mais Uberaba se firma como um grande polo comercial regional.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.