Evento acontece no auditório da CDL, quinta, às 19h, inclusive com palestra do Professor Pachecão sobre o tema "Vendas é Física Pura"
Os candidatos ao título de vendedor do ano de 2011 fizeram sábado (5) na CDL, as provas previstas para a primeira fase do concurso. Os testes foram aplicados pela Supervisão Pedagógica do SENAC e trouxeram questões que abordam a importância da excelência nas vendas. O concurso para eleger o melhor vendedor de Uberaba tem o objetivo de motivar profissionais e empresas na busca de soluções viáveis que transformem positivamente as relações com o consumidor oferecendo atendimento de qualidade visando à satisfação e à fidelização dos clientes.
“Os vendedores têm rotinas que demandam múltiplas habilidades e promover uma ação cultural para destacar esses diferenciais revela talentos e fortalece o desenvolvimento dos serviços e seus profissionais”, explicou Luciano Pimenta, diretor do SENAC.
O mercado consumidor expande-se de maneira nunca antes vista. Reside em todos os estudiosos a certeza de que caminhamos para uma nova Era de consumo. Todavia tamanho crescimento impacta diretamente no conjunto de compradores existentes e, também, nos potenciais, que procuram diariamente produtos e serviços.
Para revelar esses talentos que em suas práticas demonstram expertise na hábil arte de vender que o SENAC Uberaba lançou o Concurso Vendedor do Ano em parceria com a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), o Sindicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o apoio do SEBRAE-MG.
A consultora de Negócios do SENAC, Cida Basílio, idealizou o novo projeto inspirado em edições anteriores, que foram promovidas pelas duas instituições. “Esse concurso é uma referência que oferece a oportunidade de participação, reconhecimento e premiação”, observa Cida Basílio, consultora de Negócios do SENAC.
Na primeira etapa os profissionais de venda que atuam em Uberaba fizeram a inscrição para concorrer ao título de vendedor do ano de 2011. Hoje concluíram a prova. A segunda fase será composta pela análise curricular feita por uma comissão de estudiosos em Administração de Vendas e Marketing. A última avaliação será feita por consumidores ocultos. São especialistas em vendas, professores de varejo e marketing e representantes de Associações de Classe que se passaram por consumidores comuns para vivenciarem os atendimentos prestados pelos candidatos.
“Os consumidores estão mais exigentes e participam diretamente das escolhas nos processos de compras. Passamos a experimentar, testar e avaliar a empresa com seus múltiplos participantes. Hoje queremos saber quem são os fornecedores, diferenciais da concorrência, buscamos evitar intermediários. Todas as estratégias para obter melhores resultados”, disse presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira.
Cada vez mais, produtos e serviços, devem estar acessíveis. Além da qualidade, acompanhar o desempenho e as características passou a ser rotina para o consumidor moderno. Essa atenção redobrada propõe diariamente às empresas a construção de melhorias contínuas.
Mudanças de locais, promoções, adequações nos espaços para acolhida e atendimento da população passaram a ser diferenciais estratégicos. De tantas mudanças uma talvez seja a mais evidente nessa ramificação crescente no varejo: o papel do vendedor na consolidação dos resultados.
Muito ativo, ávido por relacionamentos fiéis com seus clientes, o profissional de vendas tem que atualizar com freqüência e motivar-se, a cada hora, para conseguir vencer todos os desafios impostos por essa nova condição mercadológicas. Um novo cenário que propõe resultados medidos, mas que tragam em seus impactos, ações socialmente engajadas pensando os requisitos da empresa e os interesses sociais de longo prazo.
Para o vendedor moderno não basta, apenas, ‘fechar a venda’. Ele requer desempenho percebido e se o resultado corresponde às expectativas do comprador. Sai na frente quem desenvolve um ‘know how’ para construir relacionamentos lucrativos e de longo prazo com clientes e até mesmo os intermediários nesse processo de busca pela satisfação do consumidor.
Marcelo Árabe, presidente do SindiComércio destaca que a motivação é uma maneira concreta e eficaz de alcançar a qualidade pretendida: “O SindiComércio em parceria com entidades classistas tem construído novos horizontes. A Federação tem uma gestão interessada e atenta ao interior. Isso tem uma relevância fundamental para o fomento de novos eventos de promoção ao setor. As ações sociais, juntamente com o SENAC, para mobilização de um comércio melhor em Uberaba, com mão de obra qualificada é fundamental”, destaca Marcelo Árabe.
O resultado do concurso será divulgado nesta quinta-feira, 10 de novembro. Além da entrega da premiação, a comunidade também terá a oportunidade de assistir à palestra do Professor Pachecão (foto). Conhecido nacionalmente pelas suas interações de motivação, Professor Pachecão se tornou ‘celebridade’ no mundo corporativa depois que estende seus conhecimentos acadêmicos, interligando as leis da física ao cotidiano das Empresas para lucrar e otimizar relacionamentos.
Fonte: Jornalista Fabiana Silbor - Assessora de Imprensa/Senac Uberaba, com adaptações